unhas dos pés
Crédito: Freepik

Como fazer as unhas dos pés em casa: passo a passo e dicas

Não tem segredo para fazer as unhas em casa, e ainda pode aproveitar o momento para um escalda pés

Publicidade

Fazer as unhas dos pés em casa pode ser mais fácil do que fazer as unhas das mãos. Além do mais, é bem relaxante também. Se puder, reserve uns 30 ou 45 minutos depois de todos os compromissos do dia para essa atividade, pois vai ser muito bom deixar os pés de molho na água quente por alguns minutos e depois deixar suas unhas lindas.

Veja também: ideias para fazer unhas dos pés decoradas

Dicas para fazer pedicure em casa

fazer as unhas dos pés por conta
Crédito: Freepik

O principal cuidado que precisa ter ao fazer unhas dos pés em casa é com os cantinhos das unhas do dedão para não encravar. O melhor, nesse caso, é não mexer nos cantinhos, pois se cortar a unha torta, poderá ter uma grande inflamação e vai demorar para passar. Veja mais dicas e materiais necessários.

1. Tenha os materiais adequados para fazer as unhas dos pés em casa

Para fazer seu pé sem sair de casa, por conta própria, vai precisar basicamente do que utiliza para fazer as mãos, com algumas coisinhas a mais.

Bacia que caibam os dois pés ao mesmo tempo para um molho relaxante;
Toalha para secar os pés depois do molho;
Creme hidratante;
Amolecedor de cutículas (opcional);
Cortador de unhas;
Alicate afiado;
Lixa de unhas;
Lixa de pés;
Base fortalecedora de unhas;
Base brilho para o acabamento;
Palito para remover o esmalte borrado;
Esmaltes.

Publicidade

2. Remova o esmalte atual

Se as unhas estiverem pintadas, comece removendo o esmalte. Prefira um removedor sem acetona, pois assim as unhas não ficam esbranquiçadas.

3. Deixe os pés de molho

O segundo passo para fazer as unhas dos pés em casa é colocar água quente na bacia, cuidando para que seja quente, mas não para queimar. Tem que ser bem agradável para que os pés relaxem e o seu corpo todo relaxe também.

Sente-se no sofá ou em uma poltrona que permita alcançar os pés no chão e onde possa apoiar o pé em cima para poder alcançá-lo na hora de fazer as unhas.

Aplique um creme amolecedor de cutículas ou um creme hidratante sobre as unhas e cutículas e coloque os pés de molho na água morna. Deixe por uns 5 a 10 minutos.

Publicidade

4. Remova as cutículas

Nem sempre é necessário remover as cutículas, mas geralmente nos pés a pele fica mais grossinha por causa dos sapatos e é bom remover. Então, use a toalha para secar um dos pés. O outro pode ficar na bacia, mas cuidado para não deixá-lo muito tempo a ponto de murchar, pois a pele muito mole dificulta para fazer as unhas.

Remova as cutículas com cuidado, usando um alicate afiado que vai ajudar a não arrebentar a pele. Na hora do dedão, muito cuidado com os cantinhos. Remova só a pele mais superficial, caso não tenha prática, pois poderá se machucar. Repita com o outro pé, deixando esse pronto fora da água.

5. Lixe o pé e corte as unhas

Depois de tirar as cutículas, dê uma leve lixada nos pés usando a lixa maior, própria para pés, mas sem exagerar. É só para remover o excesso de células mortas e deixar a pele mais macia.

Publicidade

Em seguida, corte e lixe as unhas como desejado. Finalize esse processo molhando rapidamente os pés na água e fazendo uma massagem neles com um pouco de hidratante. Deixe secar uns 5 minutos.

6. Pinte as unhas

Com os pés já limpos, lixados e hidratados, é hora de aplicar a base fortalecedora, depois o esmalte da sua preferência, limpar os borrados e finalizar com o óleo secante ou extra brilho. Com tudo pronto, use chinelos de dedo para não borrar o esmalte e evite fazer atividades que possam borrar as unhas até que estejam totalmente secas.

Dicas úteis

  • Tenha sempre um alicate afiado, pois fica mais fácil e rápido remover as cutículas sem tirar bifes;
  • Tenha esmaltes novos, pois eles são mais fáceis de aplicar e secam mais rápido;
  • Pegue tudo o que precisa antes de começar a fazer as unhas, inclusive o chinelo de dedo que vai usar depois de pintar;
  • Escolha uma poltrona confortável para não ficar com dores nas costas ou nas pernas enquanto faz as unhas;
  • Nunca tire muito as cutículas e sempre corte as unhas em linha reta para evitar que encravem;
  • Se tiver unhas encravadas, prefira deixar que um profissional mexa nelas para evitar infecções.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM