em

Como cuidar de bonsai: erros a não cometer

O bonsai é uma planta linda, mas se você não tiver os cuidados adequados, ele não vai sobreviver. Veja o que não fazer.
cuidar de bonsai
Crédito: Pixabay

O bonsai é uma forma de cultivo de grandes árvores para que fiquem de tamanho miniatura. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existem árvores de bonsai. Utilizam-se sementes ou mudas de árvores comuns, mas o plantio e todo o processo de cultivo, como as podas, são feitos para que ela fique em tamanho miniatura e no formato desejado. Se você já aprendeu aqui quais os principais tipos e como fazer um bonsai, veja agora como cuidar de bonsai sem cometer erros que podem ser fatais para sua planta.

Maiores erros cometidos ao cuidar de um bonsai

Os erros cometidos ao cuidar de bonsai podem ser evitados quando você está estudando sobre o assunto e vivendo o cultivo na prática. Mas tudo bem se acontecer alguma vez, afinal, você está aprendendo.

Antes de tudo, veja as dicas dos cuidados que deve tomar assim que terminar de plantar o seu bonsai:

  • Mantenha-o em repouso por 1 mês;
  • Coloque-o na sombra e proteja do vento;
  • Borrife as folhas ao longo desse primeiro mês para que não fiquem desidratadas;
  • Só regue quando o substrato estiver secando;
  • Durante o primeiro mês, regue com o enraizador uma vez por semana;
  • Durante o primeiro mês, não adube o bonsai.

A seguir você vai conhecer os principais erros ao cuidar de bonsai para prevenir que os cometa e mantenha o seu bonsai crescendo saudável logo na primeira tentativa de cultivo.

1. Pouca luz

É errado pensar que o bonsai não precisa de luz. Ele é uma árvore comum, que vive ao sol e necessita dessa luz natural para fazer sua fotossíntese. A única diferença é que está sendo cultivado para ser pequena. Então, para cuidar de bonsai corretamente, precisa deixá-lo pegar sol todos os dias, por pelo menos 3 horas. O ideal é deixá-lo sempre perto da janela.

2. Pouca água

Quando uma planta nativa está no solo, ela se habitua ao clima da região e sabe quando vai receber água. Por isso que algumas são de clima seco e outras de clima úmido ou misto. Então preste atenção em como funciona o processo natural da planta que escolher cultivar para reproduzi-lo na versão em bonsai. A dica geral é não deixar o substrato ficar totalmente seco. Mantenha-o bem úmido, se preciso, várias vezes ao dia. Mas não deixe encharcar.

3. Regar de forma errada

A rega do bonsai precisa ser feita com a mesma paciência que deve ter ao longo de todo o cultivo da planta. Afinal, esse é um hobby, uma arte. Para cuidar de bonsai do jeito certo, a rega deve ser feita na planta toda, com um borrifador nas folhas e nas raízes. Só deve parar de regar quando começar a sair água pelos furinhos do vaso.

O jeito errado de regar é colocando água no pratinho embaixo do vaso. Para o bonsai esse método não funciona. Outra dica é não regar com água da torneira, pois pode conter muito cloro e acabar contaminando o bonsai.

4. Excesso de adubo e fertilizantes

Adubar a planta o tempo todo não vai fazer ela se desenvolver melhor ou mais rápido. A terra no vaso é pouca e o crescimento é lento. Então não cometa esse erro na hora de cuidar de bonsai. A adubação deve ser feita em pequenas quantidades e de forma contínua, com adubo mineral e orgânico, em especial no outono e na primavera.

5. Não tratar as pragas

Por mais pura que pareça ser a terra do bonsai, e mais perfeita que pareça ser a planta, ela está sujeita a pragas como qualquer outra. Cuidar de bonsai exige que de forma periódica você use um produto específico contra pragas, na quantidade recomendada para bonsai.

6. Não podar as raízes

Embora as raízes mais finas tenham a função de alimentar o bonsai, e as mais grossas de mantê-la firme no lugar, elas também precisam de poda. Basicamente, a poda das raízes deve ser feita somente uma ou duas vezes por ano, na intenção de reduzir as raízes mais grossas para estimular o crescimento das mais finas.

7. Podar demais e negligenciar a poda de manutenção

O bonsai precisa de podas, mas não em exagero. A poda tem função tanto estética quanto de manutenção da saúde da planta. Então ela só deve ser podada depois que você observar muito bem se há ramos escondidos que não estejam pegando luz. Pode apenas o necessário para permitir que a luz alcance todos os ramos do bonsai.

Tenha paciência e faça a poda somente algumas vezes por ano, de preferência nas mudanças de estação.

8. Nunca mudar o bonsai de vaso

Por fim, esse é um grande erro. O bonsai deve sim ser transplantado do vaso onde foi plantado. Mesmo que cresça muito devagar, ele vai crescer e as raízes vão ocupar todo o espaço do vaso onde foi feito o plantio. Então, quando isso acontecer, escolha um vaso pouco maior para que a árvore continue se desenvolvendo, mas somente o suficiente para continuar tendo o tamanho de um bonsai.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como fazer um bonsai
Como fazer um bonsai decorativo: passo a passo
plano de treino caseiro
Plano de treino caseiro para perder gordura em apenas 10 semanas