em

Como fazer sachê perfumado para a casa

Deixe a casa inteira perfumada, escolhendo os aromas ideais para cada cômodo

sachê perfumado
Crédito: Pixnio

Uma casa organizada e perfumada se transforma em um ambiente muito mais agradável para estar e receber os amigos. Os aromas são capazes de influenciar no humor, nas decisões e nas sensações de cada pessoa, então você pode escolher aqueles que mais combinam com o seu estilo de vida e fazer sachê perfumado para colocar nas gavetas, guarda-roupas e nos ambientes.

Receitas de sachê perfumado para gavetas e guarda-roupa

Para o quarto das crianças, aromas suaves e que estimulam a criatividade são boas escolhas. Para a noite pode trocar por opções que acalmam. Na cozinha, aromas frescos e suaves como baunilha e especiarias. Veja outras ideias e receitas.

De raspas de sabonete

Uma das formas mais simples de perfumar as gavetas e armários dos quartos e banheiros é com sabonete. Pode até colocar um sabonete inteiro sem a embalagem dentro da gaveta, mas fica mais prático e organizado fazer sachê perfumado com o sabonete.

Para isso, escolha um pedaço de tule, uma fita ou corda tipo barbante e um sabonete com aroma que goste, como lavanda, menta, canela, alecrim, rosas e muitos outros. Com uma faca de fio liso, vá cortando o sabonete em lâminas finas. Depois corte o tule em um quadrado, coloque algumas lâminas de sabonete dentro e feche com o barbante formando uma trouxinha.

Veja também: como fazer sabonete caseiro de alecrim

De sagu

Aqueles sachês tradicionais com bolinhas brancas perfumadas dentro da trouxinha de tule podem ser feitos em casa com sagu, aquelas bolinhas brancas feitas de fécula de mandioca usadas para preparar a sobremesa.

Materiais

Sagu: 500 gramas;
Essência da sua preferência: 10 ml;
Fixador de essência: 1 ml;
Corante cosmético (se quiser bolinhas coloridas): 20 gotas;
Saco plástico com zíploc: 1 unidade;
Saquinhos de tule: 10 unidades;
Fita de cetim ou barbante: 10 pedaços.

Modo de fazer

  1. Em um recipiente, misture a essência e o fixador;
  2. Coloque o sagu no saco plástico. Derrame sobre ele a mistura anterior. Feche o saco e sacuda para a tinta pegar em todas as bolinhas;
  3. Deixe o saco fechado por 24 horas. Depois monte os sachês colocando uma porção de 50 gramas de bolinhas em cada saquinho de tule e fechando com a fita ou barbante. Rende 10 saquinhos para colocar na casa toda e para presentear;
  4. Na hora de usar, não coloque-o direto sobre as roupas, pois pode manchar.

Para cozinha

Na cozinha é bom fazer um sachê para estimular o apetite, o bom humor e o bem-estar. A montagem do sachê é igual às receitas anteriores, colocando os ingredientes dentro do saquinho de tule e fechando com um barbante ou fita.

Mas no sachê da cozinha você vai colocar alguns cravos-da-índia, algumas folhas de alecrim, um pau de canela, três estrelas de anis e umas folhas de louro. Se quiser, pode pingar umas gotinhas de essência de algum tempero sobre essas especiarias.

Aromas para cada ambiente

Se você não sabe qual aroma combina melhor com cada ambiente da casa, veja algumas dicas e faça o teste para saber se o aroma realmente agrada ao seu gosto:

  • Banheiro: o sachê perfumado para banheiro fica melhor se escolher uma essência bactericida e de aroma refrescante, eucalipto, hortelã, citronela e lavanda;
  • Cozinha: os aromas adstringentes e cítricos são ideias para a cozinha. Eles ajudam a reduzir os aromas mais fortes do ambiente e trazem sensação de bem-estar. Canela, erva-doce, alecrim, cravo, noz-moscada e orégano são boas escolhas;
  • Guarda-roupa masculino: os aromas amadeirados são os melhores para o guarda-roupa masculino, pois são mais neutros;
  • Guarda-roupa feminino e infantil: suavidade é  que define o aroma escolhido para os armários de mulheres e crianças. Em especial no quarto de bebê, o aroma deve ser muito suave para não irritar o bebê.

guardar bolsas

Como guardar bolsas com praticidade

zíper emperrado

Como consertar zíper emperrado: 9 técnicas