em

Como fazer lençol de elástico a partir de um lençol simples

Se tiver uma máquina de costura em casa, não precisa mais comprar lençóis prontos. Faça os seus

fazer lençol de elástico
Crédito: Freepik

Ter roupa de cama nova com aquele cheirinho de amaciante é muito bom, deixa o quarto mais aconchegante. Mas nem sempre dá para ficar comprando jogos de cama novos, então o que você pode inventar, se tiver um pouco de jeito com costura, é pegar um lençol comum, liso, e fazer lençol de elástico. Esse modelo de lençol pode até ser chato de dobrar, mas fica bem firme na cama e ajuda a mantê-la arrumada. Veja como fazer o seu.

Fazer lençol de elástico passo a passo

Para fazer lençol de elástico firme e benfeito, você vai precisar dos materiais básicos de costura e de um lençol grande. Lembre-se que ele vai reduzir de tamanho depois que costurar o elástico. Confira o passo a passo:

1. Separe os materiais

  • Tecido ou lençol sem elástico;
  • Máquina de costura;
  • Linha;
  • Tesoura;
  • Fita métrica;
  • Caneta para tecido;
  • Ferro de passar roupa;
  • Alfinetes;
  • Elástico.

2. Tire as medidas

Depois de separar os materiais necessários, pegue a fita métrica e tire as medidas do colchão para o qual está fazendo o lençol de elástico. Meça a largura, a altura e o comprimento. Para a largura, multiplique a altura por 2 e adicione a largura da parte de cima do colchão. Para o comprimento, multiplique a altura por 2 e adicione o comprimento da parte de cima do colchão.

Aprenda a fazer uma colcha de retalhos

3. Prepare o tecido

Com as medidas tiradas, corte o tecido ou o lençol lembrando de deixar alguns centímetros a mais nos quatro cantos porque depois terá que fazer a bainha. Depois, dobre o tecido ao meio duas vezes, unindo as quatro pontas.

Perto das pontas, usando a caneta para tecido, marque as medidas referentes à metade do comprimento e metade da largura do colchão. Para facilitar o corte, faça um quadrado conforme essas medidas. Em seguida, corte as 4 pontas marcadas. Quando abrir o tecido, ele deverá ficar como na imagem abaixo:

como cortar lençol
Crédito: Revista Artesanato

4. Costure o tecido

O quarto passo para fazer lençol de elástico é o de costurar a barra de todo o tecido para que não desfie. Faça isso usando o ponto zigue-zague. Feito isso, una direito com direito de cada uma das pontas e costure-as. Arremate tanto no início quanto no fim da costura para firmar.

Aprenda como dobrar lençol com elástico

5. Coloque o elástico

Para colocar o elástico, primeiro você deverá dobrar as bordas do lençol para dentro. Em seguida, passe-as com o ferro para formar um vinco. Prenda as bordas com alfinetes e costure-as, lembrando de deixar uma pequena parte aberta para colocar o elástico.

Em seguida, prenda alfinetes também nas bordas do elástico e insira-o por dentro da abertura deixada no lençol. Assim que terminar de colocar o elástico, costure as duas pontas dele, uma na outra, e feche a abertura. Está pronto!

Se restou alguma dúvida, confira os passos no vídeo abaixo, que mostra um jeito um pouco diferente de fazer, pregando o elástico junto na costura da bainha:

limpar sapato de verniz

Como limpar sapato de verniz em 6 passos fáceis e práticos

pedra hume

Pedra hume: o que é e para que serve?