em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

Como fazer colcha de retalhos com 10 lindos modelos para inspiração

Pensando em como conseguir uma renda extra? Se você costura, pode aderir a essa linda ideia de artes manuais

como fazer colcha de retalhos
Crédito: Pixabay

Antigamente, a colcha de retalhos era bem comum nas casas com famílias grandes, pois as mães precisavam manter todos os filhos bem confortáveis e aquecidos. Mas como nem sempre era possível comprar roupa de cama nova para todo mundo, as mães iam juntando os retalhos de outras peças costuradas por elas para fazer colchas.

Hoje em dia, muitas dessas peças são feitas com tecidos novos, apenas simulando retalhos. Você pode fazer da forma que preferir: com retalhos de verdade, sobras de outros trabalhos na máquina, ou com tecidos novos e coloridos para dar o efeito de retalhos.

Veja também: como fazer termolina leitosa para artesanato de tecido

Colcha de retalhos: como fazer e modelos para inspirar

Para fazer a sua colcha, só vai precisar dos materiais básicos de costura que são tesoura, linha, agulha, fita métrica, giz de tecido e uma máquina de costurar.

Depois, basta tirar a medida da colcha que vai querer fazer e começar a emendar os pedaços de retalhos uns nos outros. Os retalhos não precisam ter o mesmo tamanho, apenas deve ir adaptando, fazendo cortes e costuras, para que fique no tamanho certo no final.

Quando tiver um lado todo pronto, compre um forro de algodão para costurar do outro lado e, se quiser, pode utilizar a colcha como capa de coberta.

Agora que já tem ideia de como fazer colcha de retalhos, inspire-se com lindos modelos para fazer as suas e ter em casa ou para vender e fazer uma renda extra.

1. Catavento

modelo colcha catavento

Vendo a peça inteira de longe dá para perceber que existe um padrão geométrico que forma cataventos. Para ter esse efeito, veja que é preciso ter partes iguais de tecido. Os cortes são todos em pequenos quadradinhos ou metades de quadradinhos.

2. Com triângulos coloridos

colcha com costura trabalhada

Veja que charme esse detalhe especial na colcha. A base dela é bem clarinha, com tons de rosa, branco e cinza, enquanto os triângulos coloridos formam desenhos que dão mais vida à peça.

3. Dupla-face

modelo colcha de retalhos dupla face

Já que você vai fazer uma colcha de retalhos, aproveite e faça um modelo dupla-face que pode ser usada de ambos os lados com estampas diferentes.

4. Em escamas

modelo colcha de retalhos escamas

Quer um corte de retalhos diferente para a sua colcha, que não sejam os mesmos quadradinhos de sempre? Então faça um modelo com os retalhos em formato de escamas, fica uma graça.

5. Em jeans

modelo colcha de retalhos jeans

Se você costuma mexer com tecidos tipo jeans, também pode aproveitar os retalhos para fazer sua colcha. Mas como esse tecido não é dos mais confortáveis, lembre-se de fazer um forro de algodão para ser mais macio.

6. Colcha de lã

modelo colcha de retalhos lã

Para os dias mais frios de inverno, pegue todos os retalhos de lã e também inclua pedaços feitos em crochê para dar aquele toque acolhedor à sua colcha de retalhos. Fica uma peça linda e muito quentinha.

7. Colcha vermelha

modelo colcha de retalhos vermelha

Se você tem mais prática com costura e consegue fazer diferentes desenhos e formatos, veja esse modelo lindo de colcha vermelha para se inspirar.

8. Com tecido branco de algodão

modelo colcha listras divisórias

Na falta da quantidade adequada de retalhos, faça emendas com tecido de algodão em outra cor, de preferência uma cor neutra para criar um contorno entre os tecidos coloridos.

9. Quadradinhos

modelo colcha quadrados coloridos

Nesse modelo foram recortados diversos quadrados do mesmo tamanho para que a colcha ganhasse uma forma mais ordenada. Você pode escolher retalhos variados ou juntar apenas determinadas cores e estampas.

10. Estilo retrô

modelo colcha retrô

Para combinar com uma cama de design antigo, faça também uma colcha em estilo antigo, usando cores leves e várias estampas diferentes. Veja que essa tonalidade mais apagada de cores, tipo tons pastéis, é o que vai dar o charme para a peça.

Aproveite para conhecer uma técnica de costura diferente que vai ajudar a deixar suas peças de retalhos ainda mais bonitas e caprichadas:

Crédito das imagens: Artesanato Total  e Artesanato Passo a Passo Já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Obesidade ultrapassa fumo como principal causa de câncer

Obesidade ultrapassa fumo como principal causa de câncer

artesanato com pote de margarina

15 Ideias de artesanato com pote de margarina para suas artes manuais