em

Farinha de arroz: conheça os benefícios e como fazer

Se você procura uma opção de farinha sem glúten para suas receitas, essa farinha pode ser a melhor opção para você. E dá para fazer em casa!
farinha de arroz
Crédito: Pexels

Com uso muito tradicional no sudoeste da Ásia, Japão e sul da Índia, os benefícios da farinha de arroz são diversos, principalmente para pessoas com restrição alimentar ou dietas livres de glúten.

Essa farinha pode ser feita com o grão integral ou sem casca, resultando em diferentes tonalidades. Ambas podem ser utilizadas para diversos fins, como empanar, engrossar caldos e até mesmo substituir a tradicional de trigo.

Além de ser rica em fibras e proteína, a farinha de arroz – principalmente quando feita com o grão integral – fornece energia para o corpo de forma lenta e contínua.

É recomendada para o fortalecimento de ossos, dentes e unhas, reduzindo também as chances do desenvolvimento de doenças como diabetes ou do coração.

Ela ainda é super fácil de fazer em casa e tem muitos benefícios para sua saúde. Acompanhe!

3 Benefícios da farinha de arroz

Cada xícara de farinha de arroz contém 11g de proteína, 7g de fibra, 121g de carboidratos simples, 50% das necessidades diárias de niacia, 58% de vitamina B6, 47% de tiamina, 25% de ácido pantotênico e 9% de vitamina E.

Contém também 17% das necessidades diárias de ferro, 44% de magnésio, 53% de fósforo, 13% de potássio, 26% de zinco, 317% de manganês e 18% de cobre.

Além disso, conheça outros 3 importantes benefícios dessa farinha:

1. É livre de glúten

Cada vez mais presente na sociedade moderna, a doença celíaca é a incapacidade de processar alimentos com glúten, limitando assim o consumo do mesmo.

Bolos, tortas, pães e outros alimentos são tradicionalmente feitos à base de trigo, que é rico em glúten. O glúten é uma proteína facilmente encontrada em grãos e que desencadeia uma reação no sistema imunológico de quem tem qualquer resistência a ela.

Essa farinha é versátil, fácil de fazer e de encontrar, tornando a vida das pessoas que estão em dieta restritiva mais saborosa, pois permite o consumo de itens de confeitaria antes proibidos.

2. Contém proteína

A farinha de arroz é rica em proteínas e vitaminas do complexo B, sendo interessante para quem busca o desenvolvimento muscular com uma melhor nutrição.

Cada xícara de arroz possui 11g de proteína, que equivale a um bife de peito de frango, sendo assim recomendado o seu consumo no antes e depois de fazer atividades físicas, ajudando na recuperação muscular.

3. Contém fibra

A farinha de arroz é abundante em fibra insolúvel, fundamental para o funcionamento do corpo e  que ajuda na formação do bolo fecal e melhor evacuação.

As fibras também são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de dar uma maior saciedade após a alimentação.

O consumo regular de fibras insolúveis reduz as chances de desenvolver doenças como o diabetes, pressão alta, doença diverticular e do cólon.

Como fazer farinha de arroz em casa

como fazer farinha de arroz
Crédito: Pexels

Quer fazer em casa? Muito simples, basta ter arroz e um processador de alimentos.

Ingrediente:

Arroz integral ou branco: 2 xícaras

Modo de preparo:

  1. Em um processador, adicione apenas a metade de uma xícara de arroz;
  2. Bata em velocidade máxima;
  3. Alterne com o pulsar, para dar mais homogeneidade à farinha;
  4. A cada meia xícara triturada, passe na peneira e reserve;
  5. Faça isso com todo o arroz;
  6. Para facilitar a moagem, leve o arroz ao forno por alguns minutos antes do processo.

Guarde a farinha em uma vasilha bem fechada, na geladeira, por no máximo uma semana. Cada meia xícara de farinha de arroz terá 181 calorias.

Como usar

A farinha de arroz pode substituir a de trigo em todas as receitas, lembrando apenas de alguns pontos no momento da substituição:

  • A durabilidade dessa farinha é menor do que a de trigo, então consuma o produto o mais breve possível;
  • A farinha de arroz requer mais líquido na receita, deixando o alimento mais seco se não aumentar a quantidade deste. Assim, aumente um pouco a oferta de leite, água ou suco quando a receita demandar;
  • Por ser livre de glúten, a farinha de arroz não dá o mesmo aspecto elástico à massa, como a farinha de trigo. Dessa forma, as receitas crescem menos, mas ficam macias e igualmente gostosas.

Receita com farinha de arroz

Que tal fazer um bolo gostoso e ainda ter todos os benefícios dessa farinha? Então teste essa receita de bolo de laranja sem glúten.

Ingredientes:

Suco de laranja: 2 xícaras
Açúcar: 2 xícaras
Óleo de coco: ¾ de xícara
Ovos: 4 médios
Sal: uma pitada
Farinha de arroz: 4 xícaras
Fermento em pó: 1 colher de sopa
Raspas de laranja

Modo de fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento;
  2. Bata bem até obter um creme claro;
  3. Coloque o conteúdo em uma vasilha e adicione a farinha de arroz;
  4. Misture bem e adicione o fermento;
  5. Coloque em uma assadeira de furo, untada e enfarinhada;
  6. Deixe por 40 minutos ou até quando o palito sair limpo;

Sirva com um cafezinho ou mesmo um chá bem gostoso e aproveite os benefícios!

Gostou das dicas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cccccvinagre de maçã para varizes
Vinagre de maçã para varizes funciona?
receita babosa para varizes
Babosa para varizes: como usar