fazer cerveja sem álcool
Crédito: Pixabay
em

Como fazer cerveja sem álcool? Entenda as etapas da produção

Você pode fazer cerveja sem álcool de duas formas diferentes, mas ambas exigem atenção e cuidado.

A onda da cerveja artesanal, feita com produtos selecionados e de sabor marcante, segue firme e atingindo diferentes nichos, inclusive oferecendo a possibilidade de fazer cerveja sem álcool para quem prefere passar longe da substância.

Segundo a legislação brasileira, é classificada como “sem álcool” a cerveja com até 0,5% de álcool etílico dissoluto. Logo, a bebida pode não ser totalmente livre da substância, e aí está a vantagem de você mesmo preparar sua cerveja: você determina a quantidade!

Como fazer cerveja sem álcool?

O processo de filtragem que leva a cerveja a atingir 0% de álcool é sofisticado e muito difícil de ser feito de forma artesanal e caseira. Isso não significa que seja impossível preparar a cerveja sem álcool em casa. Pelo contrário, seu preparo é praticamente o mesmo da cerveja tradicional.

O que muda é a etapa a partir da fermentação. Existem dois métodos comumente utilizados para tornar a bebida não alcoólica: fermentação interrompida e desalcoolização.

Fermentação interrompida

Esse é o processo mais utilizado no Brasil. Os açúcares do mosto (a mistura de malte, água e lúpulo) são transformados em álcool e gás carbônico durante o processo de fermentação, que é feito a uma temperatura de 12ºC.

No caso da cerveja sem álcool, essa temperatura cai para 6ºC ou 7ºC, o que permite que a bebida fique com as cores, sabores e aromas semelhantes à da cerveja tradicional, mas o álcool seja produzido em quantidade mínima (no geral, até 0,35%).

Desalcoolização

Nesse caso, a cerveja é produzida normalmente, mas o álcool é retirado por destilação a vácuo e à baixa temperatura. Isso faz com que fazer cerveja sem álcool dessa forma resulte em uma bebida sem resquícios da substância.

O passo a passo para fazer cerveja sem álcool ocorre nas seguintes etapas:

  • Trasvase: após a fermentação, a cerveja é colocada em uma panela esterilizada e higienizada;
  • Aquecimento: a panela é levada ao fogo baixo sem tampa até atingir 80ºC. Ao chegar nessa temperatura é necessário mexer devagar, desligar o fogo e deixar descansar por 40 minutos. A temperatura deve se manter entre 78ºC e 80ºC, pois o álcool volatiza a 78ºC;
  • Resfriamento: passados os 40 minutos, a cerveja deve esfriar naturalmente ou com a panela em recipiente com água fria (sem tampa, mas coberta com pano de prato).

Benefícios e vantagens da cerveja sem álcool

passo a passo cerveja sem álcool
Crédito: Pixabay

Além do óbvio benefício de não embebedar quem a consome (e, consequentemente, não gerar ressacas terríveis no dia seguinte), a cerveja sem álcool é aliada na perda de peso.

Isso porque o amido do malte se transforma em açúcar fermentável, que alimenta as leveduras para fermentação. Com essa etapa interrompida a quantidade de calorias cai consideravelmente, tanto que ela é recomendada para atletas e esportistas.

Outro benefício para quem pratica exercícios físicos regularmente são as propriedades isotônicas associadas à água, lúpulo, malte e levedura – entre elas, hidratar e fornecer sais minerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
purê de abóbora

Aprenda a fazer purê de abóbora de nove formas diferentes

Osteoporose

O que é, sintomas e tratamento da osteoporose