em

6 Exercícios para controlar a pressão arterial

Saiba como controlar a pressão alta com a prática adequada de exercícios físicos no dia a dia

exercicios para controlar a pressao arterial
Crédito: Freepik

Muita gente acha que quem possui hipertensão não deve praticar exercícios físicos, mas é exatamente o contrário. A prática alivia os sintomas e reduz a mortalidade de quem tem a doença. Confira abaixo quais são os 6 melhores exercícios para controlar a pressão arterial e manter uma rotina saudável.

Veja também: tipos de hipertensão 

Quais são os melhores exercícios para controlar a pressão arterial

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a prática de exercícios físicos gera uma série de mudanças nos sistemas cardiovascular e respiratório, para que se atenda a demanda dos músculos por oxigênio. Desse modo, os vasos sanguíneos se tornam mais elásticos, para distribuir uma maior quantidade de sangue com o oxigênio para os músculos. Esse fenômeno é perfeito para combater o enrijecimento dos vasos, característico das pessoas hipertensas.

Logo, o exercício físico feito de maneira correta contribui para o combate dos sintomas da hipertensão. Lembre que esse exercício não pode gerar muito impacto e deve ser, de preferência, realizado com acompanhamento profissional.

1. Caminhada

A caminhada é o exercício perfeito para quem possui problemas que envolvem a elevação da pressão. Afinal, ela é uma atividade aeróbica que permite a dilatação dos vasos sanguíneos, mas que não provoca grandes impactos e não força o organismo. Além disso, o ritmo pode ser facilmente controlado de acordo com a condição física do indivíduo.

Faça caminhadas diárias que durem de meia hora até 1 hora, conforme as orientações de seu médico, e procure priorizar os horários de manhã cedo ou no fim da tarde, para evitar o contato com o sol forte dos horários próximos ao meio dia.

2. Natação

A prática da natação também é excelente para quem possui hipertensão, já que estimula a oxigenação do corpo com movimentos conjugados da caixa torácica. Esse esporte desenvolve a musculatura do peitoral, das costas, braços e pernas, promovendo maior definição ao corpo e combatendo o enrijecimento dos vasos sanguíneos.

3. Ciclismo

Andar de bicicleta é uma atividade bastante versátil, que contribui para a distribuição de oxigênio pelo corpo e evita o enrijecimento dos vasos sanguíneos. O interessante é que essa atividade esportiva pode ser muito bem controlada, conforme os movimentos executados nos pedais.

Consulte o seu médico e saiba qual é o ritmo e distância ideais para que você usufrua dos benefícios dessa atividade, sem forçar o sistema cardiovascular.

4. Ioga

A ioga é uma prática que promove o relaxamento muscular e o controle da respiração. Ela não possui alta intensidade quanto aos impactos, o que a torna uma atividade muito segura para quem tem hipertensão e deseja um exercício para a manutenção de um estilo de vida saudável.

O controle da respiração e esforço realizado por alguns grupos musculares estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e promove maior bem-estar para o hipertenso. Além disso, essa atividade combate o estresse e gera maior tranquilidade para a pessoa, o que evita problemas cardíacos gerados por ansiedade ou nervosismo .

5. Dança

A dança também é um tipo de exercício físico, pois estimula uma série de grupos musculares. Ela auxilia na vasodilatação e é uma alternativa inteligente e dinâmica para combater o estresse.

O legal da dança é que você poderá escolher o ritmo que gostar mais e poderá controlar, conforme o seu estado físico, tornando-a mais lenta ou um pouco mais intensa. Antes de começar a ter aulas de dança, consulte o seu médico para saber qual é o tempo adequado de prática e se o estilo musical é muito intenso, para que você tenha segurança física nas aulas.

6. Pilates

O pilates consiste na prática de diversos exercícios que promovem maior flexibilidade e definição muscular. Ele proporciona maior controle do indivíduo sobre a sua musculatura e alivia as tensões que possam surgir durante o dia a dia.

Porém, como ele é um exercício que pode forçar a musculatura, deve-se consultar um médico antes de começar a realizá-lo. Assim, ele poderá indicar qual será o tempo, frequência e intensidade de treino, ou vetar essa atividade para você, a depender do seu grau de hipertensão.

Pretende começar algum desses exercícios para controlar a pressão arterial? Comente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Gêmeos de outro casal

Gêmeos de outro casal: erro em clínica de fertilização cria confusão nos Estado Unidos

Por R$ 4,99 você pode comprar um serviço de mensagem pós-morte

Por R$ 4,99 você pode comprar um serviço de mensagem pós-morte