Simples exame previne mortes por câncer do colo do útero

Publicidade

Mais de 56 mil mulheres morrem anualmente com câncer no colo do útero, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Os números são assustadores, afinal esta doença vitima 16 brasileiras diariamente. Mas um simples exame pode ajudar a diagnosticar a doença precocemente, diminuindo o número de mortes.

Uma doença silenciosa e mortífera!

A farmacêutica Roche encomendou um estudo sobre esta doença à Datafolha, para o qual foram entrevistados 5.508 brasileiros de diferentes faixas etárias, onde se questionou os seus conhecimentos sobre o câncer do colo do útero.

Os números revelaram-se assustadores: 77% dos doentes com câncer do colo do útero descobriram esta doença numa fase bastante avançada, quando começou a surgir sangramento e dores pélvicas.

Diagnóstico precoce evita mortes!

Untitled 1

Existe um exame muito simples e acessível para diagnosticar a doença: o papanicolau! Através dele é possível detetar a presença de células cancerígenas no organismo. Muito simples de realizar, ele é feito no próprio consultório médico e consiste em recolher material ginecológico para análise em laboratório. Prevenir não custa e um diagnóstico precoce evita o pior.

Publicidade

Os resultados do estudo sobre a doença revelaram que 27% nunca fizeram o papanicolau e 78% nunca fizeram o exame no Papiloma Vírus Humano ou uma colonoscopia, exames que também ajudam a detetar a doença.

Quando fazer o papanicolau?

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda a realização do exame de 3 em 3 anos, por mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos e que tiverem uma vida sexual ativa.

PODE GOSTAR TAMBÉM