em

Células de câncer podem ser detectadas 10 anos antes dos tumores! Saiba como aqui!

Saiba que surgiu um teste de sangue que identifica células cancerígenas de forma precoce! Confira tudo sobre este exame aqui e fique sabendo como é possível evitar uma fatalidade como o câncer!

Foi criado um exame de sangue que consegue encontrar mutações que originam câncer. E, em pouco tempo, você consegue saber o resultado do mesmo. Quem o desenvolveu foram estudiosos da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

Este é, na verdade, um avanço bem inovador na detecção desta doença bem séria. É possível saber se o câncer está presente até dez anos antes dos sintomas aparecerem, que é quando o tratamento pode não ser tão eficaz.

Como funciona o exame?

O teste funciona como um detector de fumaça. Sempre que há fumaça, há fogo. Ora, caso ocorram mutações celulares do sangue, é provável que o câncer esteja presente. Fazer um diagnóstico precoce faz com que cirurgias e terapêuticas sejam aplicadas de forma a deter o crescimento do câncer, com mais eficiência.

O chefe da investigação, o professor Gareth Jenkins, refere que este teste pode realmente ser assemelhado a um detector de fumaça, pois quando ocorre um fogo em casa, não é ele que o detector sinaliza, mas sim a fumaça por ele causada. No caso do teste, não é vista a doença, mas a mutação.

No começo, os experimentos foram realizados em pessoas que sofriam de câncer de estômago. Contudo, está garantido pelos investigadores que este método resulta facilmente com outros tipos de gênero de câncer. Um exemplo disso é que, os mais recentes testes, estão a ser aplicados em doentes com câncer pancreático.

Diagnóstico precoce

No teste tenta-se encontrar células sanguíneas que já não tenham uma espécie de proteína que permite outras espécies concentrarem-se nas células. Em pessoas que não padecem de câncer, esta mutação celular alcança níveis muito fracos. Contudo, em doentes cancerosos os índices mostram mutações dez vezes maiores. Assim, os especialistas conseguem descobrir quem tem células com câncer, 10 anos antes de surgirem sintomas ou tumores.

Quem também fez parte da investigação foi o Dr. Hasan Haboubi. Ele informa que foram descobertas mutações celulares elevadas em pessoas sem essa doença, que provavelmente em dez anos irão manifestá-la.

Ponto de situação deste exame

De momento, o foco é garantir que este teste não origine falsos positivos ou que não consiga detectar o câncer. Ou seja, precisa ser afinado. Contudo, fica a informação de que não é um exame caro. Custa cerca de 150 reais e será muito útil no salvamento de vidas, visto que saber desta doença logo no início é uma vantagem tremenda, para que a cura seja mais fácil de alcançar.

Os membros da pesquisa da Universidade de Swansea aguardam que este exame de sangue, que diagnostica câncer, possa estar no mercado nos próximos cinco anos. Se assim for, será uma evolução fantástica. Não concorda? Partilhe a sua opinião conosco!

Compartilhe essa dica!

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Caldo em cubos industrializado: mitos e verdades

Pastor evangélico engravida mulheres dizendo que foi levado por Deus