em

Ex-interno da Fundação Casa cria giz para corrigir a acidez do solo e ganha prêmio

O jovem Jonathan Felipe da Silva Santos, de apenas 18 anos, é um grande exemplo de virada de vida. Sua história começou ainda jovem, quando foi preso

ex-interno fundação casa cria giz para corrigir acidez do solo
Crédito: Divulgação/Secretaria de Educação de São Paulo

Esse caso é a prova de que a educação pode mudar o rumo das pessoas. Jonathan Felipe da Silva Santos, de 18 anos, ex-interno da Fundação Casa de Araçatuba (SP), foi escolhido como revelação da Feira de Ciências da Secretaria de Educação de São Paulo depois de criar um giz que corrige a acidez do solo. 

Conheça a história de Jonathan

Jonathan conta que foi preso em casa durante uma abordagem policial. O jovem havia comprado uma moto roubada, porém não sabia desse detalhe. Quando ele descobriu, resolveu que seria a melhor opção desmontar a moto e vender as peças dela para ter algum dinheiro de volta.

Foi enquanto ele desmontava a moto, com a ajuda de alguns amigos, que a polícia chegou. Sobre a experiência de reclusão, o jovem Jonathan define como “uma vida muito ruim, que não quero mais para mim. O importante foi que cumpri o que devia e agora quero seguir a minha vida”.

giz capaz de corrigir a acidez do solo ciencias
Crédito: Divulgação/Secretaria de Educação de São Paulo

Depois de sair da Fundação Casa e estar de volta aos estudos como aluno da Escola Estadual Professor Augusto Lopes Borges, em Araçatuba, interior de São Paulo, Jonathan criou um giz que é capaz de corrigir a acidez do solo.

O jovem desenvolveu o seu projeto durante o período que ficou detido e contou com a ajuda de professores orientadores. “Trabalhamos com o material que era possível, tive apoio dentro da área de pedagogia da Fundação e as aulas eram dentro da fundação mesmo”, explica.

Veja também: meninos acham R$ 12 mil e entregam à polícia

A criação feita por ele lhe rendeu um prêmio em uma feira educacional. Ele recebeu o título de revelação da Feira de Ciências da Educação de São Paulo. Seu projeto foi um dos seis finalistas da competição anual, que conta com alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o estado de São Paulo.

giz capaz de corrigir a acidez do solo jovem
Crédito: Divulgação/TV Tem

Com muito orgulho daquilo que conquistou depois de cumprir com as obrigações legais, Jonathan não pretende parar por aí. Ele diz ter sonhos maiores: seu próximo objetivo é entrar para um curso universitário de medicina Veterinária.

Esse jovem de 18 anos é uma prova viva de que todos os jovens reclusos merecem uma oportunidade para provar que podem fazer algo melhor para eles mesmos e também para a sociedade.

deficiência de vitamina b12 sinais de demencia

Deficiência de vitamina B12 provoca sinais de demência em mulher de 61 anos

aterosclerose

Aterosclerose: o que é e quais os sintomas dessa doença