Cuide da saúde do seu pet seguindo os nossos 5 conselhos!

Neste artigo iremos partilhar com você 5 dicas muito úteis, a ter em conta quando falamos da saúde do seu animal, seja ele um cão ou gato. Saiba tudo aqui!

Publicidade

Você, que tem como companhia diária o seu animal de estimação, sabe bem que manter a sua saúde é uma prioridade para o bem dele e de toda a sua família. E, por vezes, cuidar da sua limpeza e higiene, não é o suficiente.

Saiba que as pulgas podem picar o seu bichinho cerca de 400 vezes por dia e, um passeio na praça, pode ser o suficiente para trazer uma infestação de pulgas com ele. Por isso, tome algumas medidas para manter seu amiguinho de quatro patas livre de doenças. Nós damos algumas dicas importantes.

  1. Dê banho nele frequentemente!

A limpeza e asseio do seu bichinho dependem dos banhos que você lhe dá. Além disso, o banho é uma altura conveniente para perceber se ele tem pulgas ou não. Geralmente, estes predadores entranham-se nos pelos do animal, tornando complexa a tarefa de encontrá-los. Contudo, enquanto banha o seu cachorro ou no momento de escovar, esteja atento aos sinais. Pontos pretos semelhantes a areia negra, perdidos entre o pelo, são provavelmente os dejetos das pulgas.

  1. Limpe as zonas que seu pet frequenta

evitar-pulgas-animal

Se usar produtos banais de limpeza, não consegue remover as pulgas. Saiba que apenas 5% delas se concentram no animal, os 95% estarão no ambiente envolvente. Por isso, vai ter mesmo de comprar produtos próprios para acabar com elas.

Publicidade

Você pode usar esses produtos no chão, tapetes, sofás, rodapés e na cama do seu pet. Além disso, pode também usar produtos próprios para o aspirador, para que possa, ao aspirar, eliminar as várias fases da pulga, evitando a sua propagação.

Para seu conhecimento, a reprodução das pulgas acontece rapidamente e você só percebe a existência delas já adultas.

  1. Leve o seu bichinho no veterinário sempre que possível

Só o veterinário pode verificar o estado de saúde exato do seu animal. Ele pode fazer diagnósticos profundos e verificar se está ou não tudo bem com o bichinho.

Se reparar que ele se está coçando demais, avise o médico dele, pois ele pode ter uma alergia à picada das pulgas, que convém tratar logo. Não adie a consulta, pois ele pode ficar anêmico ou com feridas de se coçar.

Publicidade
  1. Recomenda-se o uso de anti pulgas

Para prevenir os vários tipos de pragas e vermes, o seu animal de estimação deve estar protegido com a ajuda da ação de um anti pulgas. Coloque as doses do produto consoante o peso do animal. Este ponto é muito importante, pois o bichinho pode ingerir insetos contaminados. Atenção que certos vermes são perigosos também para os humanos.

  1. Não passeie o seu cão em sítios com pragas

Na hora do passeio, é mesmo importante que o seu cão tenha sido protegido com anti pulgas. Além disso, evite levá-lo para jardins onde estejam outros cães infestados por pulgas. Elas pulam bastante e facilmente passam de um animal para outro. Evite sítios úmidos, quentes e com grama para passear seu cão.

PODE GOSTAR TAMBÉM