em

Estudo revela: ter filho envelhece até 11 anos mais depressa

Você que é mãe, concorda que os efeitos físicos da idade apareceram mais rápido?!

Muitas coisas acontecem com o corpo de uma mulher quando ela se torna mãe, pois o dom da vida é algo bastante complexo e é necessária uma transformação completa para gerar outro ser humano em seu ventre.

Mas o que não esperávamos descobrir é que além da flacidez e das alterações hormonais que mexem com o corpo e a mente, a mulher também envelhecesse o equivalente a 11 anos de vida. Entenda melhor:

Um estudo realizado na George Mason University, comandado pela bióloga Anna Pollack, reuniu mais de 1.900 mães norte-americanas, fez uma coleta de sangue de cada uma delas e observou o seu DNA.

Conforme vamos envelhecendo, acontecem mudanças em nossos genes. Por exemplo, nossos cromossomos, que compõem a cadeia de DNA, são protegidos por pequenos filamentos chamados telômeros, que são uma espécie de capa para o nosso material genético.

Esses telômeros, assim como tudo no corpo, envelhecem e reduzem de tamanho conforme os anos passam, deixando os conhecidos “sinais da idade” em nosso corpo. Quando eles estão grandes, indica uma pessoa jovem; quando estão pequenos, representam velhice.

Dito isso, o que apareceu na análise de DNA das mães foi que seus telômeros apresentavam tamanho reduzido equivalente a 11 anos a mais de desgaste comparado com os telômeros de mulheres que não tinham filhos.

O processo normal é que as pessoas percam cerca de 10 unidades de telômeros por ano, mas as mães tinham 116 a menos, de acordo com sua idade.

Para impressionar ainda mais, o estudo mostrou que essa perda não é tão grande nem em pessoas que fumam ou que sofrem com obesidade.

Entretanto, o estudo não considerou a base de telômeros destas mães antes e durante a gestação, portanto, não deve ser considerada uma conclusão final. Apenas fica o alerta de que quanto menos telômeros, maior o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Portanto, as mamães devem ter cuidado redobrado com a saúde, alimentando-se bem e praticando atividades físicas.

DICA DE CUIDADOS COM A SAÚDE

Se você é mãe e está querendo melhorar a sua rotina para ter uma vida mais saudável e tranquila, leia este artigo sobre A importância de uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Receita de bolo natural de frutas
Jogo Mental: desafie a sua mente e responda as perguntas