em

Nova descoberta: açafrão faz tão bem ao coração quanto os exercícios físicos!

Universidade do Japão descobriu que 1 pitada de açafrão equivale a 1 hora de atividade física

Cada vez mais se descobrem novas propriedades curativas do açafrão! Isso se deve a curcumina, substância presente nesta especiaria, um poderoso antioxidante. Recentemente foi feita mais uma descoberta, o açafrão é tão eficiente para a saúde do coração quanto 1 hora de exercícios físicos.

Benefícios do açafrão

Muito eficiente  na eliminação dos radicais livres, o açafrão alivia os sintomas da artrite, ajuda a reparar o cérebro após lesões,  previne o envelhecimento precoce e fortalece a imunidade graças ao seu alto teor de vitamina C.

Para quem tem problemas de excesso de peso, esta especiaria pode ajudar, já que inibe a lipogênese, a produção de gordura do corpo. Além disso é muito digestiva, alivia sintomas de azia, inchaço, enjoos e má disposição estomacal.

Outra grande vantagem é o seu efeito na saúde da pele, amenizando rugas e linhas de expressão. Além disso ele hidrata e tonifica a pele, atuando na redução de manchas e irregularidades. Perfeito, não é?

Entenda o estudo realizado pela Universidade de Tsukuba, no Japão

A conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão, investiu na pesquisa do consumo do açafrão e sua influência na saúde do coração. Os estudos realizados durante 2 meses investigavam os efeitos do exercício físico e do consumo da curcumina (através do açafrão) sobre a saúde cardiovascular.

As pessoas foram divididas em 2 grupos, de forma aleatória,  um grupo recebia o açafrão e o outro um placebo (sem efeito), durante 2 meses. No final, eram realizados uma série de exames para atestar os resultados. As pessoas  que participavam da pesquisa não sabiam o que estavam recebendo e nem mesmo os pesquisadores, estudos assim são chamados “duplo-cego” e são os estudos de maior qualidade científica. Ou seja, pode-se confiar nos resultados encontrados!

E para surpresa de todos, os resultados foram incríveis! As pessoas que realizam atividade física por 1 hora tiveram os mesmos benefícios na saúde cardiovascular do grupo que consumiu açafrão mas não fez nenhum exercício físico. É mesmo impressionante o poder do açafrão!

Uma das conclusões mais importantes do estudo foi declarada pelo pesquisador-chefe: “Ingestão regular de curcumina (acafrão)  poderia ser uma medida preventiva contra a doença cardiovascular em mulheres na pós-menopausa”. Ele ainda esclarece que o consumo de açafrão seria uma alternativa para pessoas que não podem se exercitar devido a alguma deficiência, incapacidade ou doença.

Ou seja, você não deve trocar a atividade física pelo açafrão, afinal de contas se exercitar faz bem não só ao coração, mas aos músculos e articulações, sistema circulatório e não menos importante: para a saúde mental! Se exercitar alivia a tensão e o estresse, combate a insônia e produz o hormônio do bem-estar.

https://www.youtube.com/watch?v=EIpEohhkyec

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Aprenda a retirar os agrotóxicos de seus alimentos, com esta receita

Terapia da água permite desintoxicar o organismo