Café e álcool para viver mais? Um estudo revelou que sim

Tanto se fala mal deles que está na hora de torná-los mocinhos!

Publicidade

O café e o álcool fazem parte da vida de milhares de pessoas. Estas bebidas podem influenciar o desenvolvimento de doenças quando são consumidas em excesso, isso é fato. Mas e se consumirmos um pouquinho só por dia?

Um estudo denominado “The +90 Study” foi realizado na Universidade da Califórnia e reuniu 1.700 idosos com 90 anos de idade para avaliar seus hábitos de vida na intenção de descobrir o segredo para a longevidade.

É claro que são muitos fatores que influenciam na expectativa de vida de alguém, desde condições genéticas, trabalho, hobbies, alimentação, riscos que corre, experiências que vive e afins.

Mas de acordo com os pesquisadores, quando as questões analisaram a frequência de ingestão de café ou bebida alcoólica, os idosos afirmaram que bebiam sim, porém, moderadamente. Só café, só bebida alcoólica ou ambos, faziam parte da rotina dos nonagenários, mas sem vício ou doses exageradas.

Publicidade

Esse resultado nos faz pensar em uma questão óbvia: tudo que é demais é veneno, e o equilíbrio é a chave da felicidade, em todos os sentidos da vida.

Portanto, se você é uma pessoa saudável, escolha consumir o que gosta e o que te faz bem em quantidade moderada, mantendo uma alimentação viva, bebendo água e praticando atividades físicas.

BENEFÍCIOS DO CAFÉ NA SUA VIDA

Há quem defenda e quem seja contra o café, por diferentes razões. Mas como mencionado acima, uma quantidade moderada ao dia pode trazer benefícios para um organismo saudável. Quer saber quais são? Leia o artigo Conheça 5 benefícios de beber café diariamente.

PODE GOSTAR TAMBÉM