em

Conheça 5 benefícios de beber café diariamente

Cientistas explicam o efeito da bebida no organismo humano.

Acordar cedo, levantar, espreguiçar e tomar uma deliciosa xícara de café. Essa é a rotina de milhares de pessoas. Agora, você já parou para se perguntar o que acontece com o seu corpo e quais são os benefícios deste hábito para a sua vida? Se ainda não, nós temos algumas revelações para fazer.

5 motivos para beber mais café

Além de saboroso, o café pode ser um aliado para a sua saúde e bem-estar. Descubra agora quais os benefícios para a sua vida.

1. Acelera o metabolismo

Não é difícil perceber o poder do café de acelerar o metabolismo. Principalmente quando estamos sonolentos, pois, basta um gole da bebida para logo estarmos despertos. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, atletas que bebem café depois do treino aumentam em 66% o glicogênio do corpo repondo muito mais rápido a energia perdida. Sem contar que metabolismo acelerado é sinônimo de emagrecimento.

2. Café contribui para a saúde cerebral

Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas assustam cada vez mais as pessoas. Com algumas xícaras de café por dia, o nosso cérebro aumenta a sua atividade cerebral, melhorando o desempenho cognitivo, reflexo, memória e estado de atenção. Consequentemente, alguns estudos provaram que isso ajuda a reduzir a probabilidade dessas doenças.

3. Bem-estar

Imagine esta cena: uma manhã cinza, chuva e você vai fazer um café. Só a ideia da sensação de segurar a xícara, o aroma e aquela fumacinha já causam um bem-estar. Pois é, a bebida tem vitaminas do Complexo B (B1, B2 e B3), Potássio e Manganês que contribuem para esta sensação agradável com você mesmo.

4. Reduz o risco do câncer de pele

O Journal of the National Cancer Institute publicou um artigo sobre um estudo que mostra que os adultos que consomem pelo menos quatro xícaras de café no dia reduzem em até 20% o risco de câncer de pele. Isso acontece devido aos antioxidantes presentes na bebida.

5. Diminui o risco de diabetes do tipo 2

A diabetes do tipo 2 é uma doença silenciosa que pode ter consequências muito graves. Um estudo da Harvard School of Public Health revelou que as pessoas que bebem mais café reduzem em 11% o risco da doença. Mas isso só vale para o café não adoçado!

É importante ressaltar que todos os benefícios estão relacionados ao consumo do café sem açúcar ou adoçante. E, claro, para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas. E você, quantas xícaras bebe por dia?

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Prepare uma deliciosa salada de frango, batata e maçã

Feijão “encaralhado”: um prato saboroso para toda a família