escova de dentes

Estudo comprova: sua escova de dentes está contaminada! E você nem imagina com o quê!

Cuidado com o local onde deixa sua escovas de dentes, estudo comprova que contaminação pode ser muito preigosa

Publicidade

Esta matéria traz uma notícia um pouco chocante: sua escova de dentes pode estar contaminada com fezes. Sim, é horrível pensar nesta situação, mas esta afirmação vem de uma pesquisa realizada por uma universidade americana, que analisou escovas de dentes em banheiros dos alojamentos universitários, partilhados por várias pessoas. Os resultados são chocantes, em média 60% das escovas estavam contaminadas por coliformes fecais.

 Entenda o estudo da Universidade Quinnipiac sobre as escovas de dentes

Há algum tempo os cientistas já descobriram algumas contaminações através da escova de dentes, inclusive algumas muito sérias como Staphylococcus aureus, uma bactéria muito resistente a antibióticos.

Este novo estudo veio para comprovar mais uma vez que é preciso tomar muito cuidado para que a sua escova de dentes não se torne uma fonte de bactérias e doenças.

Os dados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia e causou muita surpresa entre os especialistas. Os resultados provaram que as escovas de dente podem ser agentes transmissores de organismos causadores de doenças. O mais grave é que mesmo as escovas que eram higienizadas com água quente ou antisséptico bucal estavam contaminadas, na verdade, todas as escovas lavadas com antisséptico bucal apresentavam ainda maior teor de coliformes fecais.

Publicidade

Para quem divide o banheiro com alguém, esta notícia é ainda mais preocupante, pois os pesquisadores declararam que a chance de que os coliformes fecais sejam originários das fezes de outra pessoa são de 80%. Isso pode ser um perigo ainda maior, declara o pesquisador: “A contaminação pelas fezes de outra pessoa é ainda mais perigosa, pois carrega contêm bactérias e vírus que são desconhecidos da sua flora intestinal”.

A contaminação das escovas é feita através do ar, que carrega os coliformes fecais liberados com a ação da descarga. Porém, utilizar uma capa ou estojo protetor para a escova não adianta, muito pelo contrário, o ambiente fechado pode favorecer o desenvolvimento de bactérias devido a umidade e falta de circulação de ar.

A melhor maneira de evitar esta contaminação é deixar a escova de dentes fora do banheiro ou dentro de algum armário fechado no banheiro.

PODE GOSTAR TAMBÉM