em

Esquizofrenia e transtorno bipolar tem exame preciso, graças a brasileiros

Pesquisadores da UNICAMP criaram um exame de sangue para identificar a esquizofrenia e bipolaridade

Atualmente, a esquizofrenia e o transtorno bipolar são doenças de difícil e impreciso diagnóstico. Mas pesquisadores da UNICAMP e UNIFESP conseguiram desenvolver um método de análise seguro e eficiente, através da coleta de sangue.

Essa notícia está causando muito alvoroço no meio médico. Acredita-se que vários distúrbios mentais podem ser mais facilmente identificados e tratados, através dessa nova ferramenta de diagnóstico.

Atualmente, leva-se muito tempo para diagnosticar a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Muitas vezes, quando feito, não se tem certeza da veracidade total dos resultados.

O tratamento é feito com base na observação do médico responsável, através de depoimentos de familiares e do próprio paciente, não tendo a precisão necessária.

Exame de sangue para detectar esquizofrenia e transtorno bipolar

exame-sangue-esquisofrenia-bipolar

 

A equipe brasileira descobriu que haviam diferenças entre a ressonância magnética do sangue de pessoas com esses transtornos em relação a pessoas que não os possuem. Partindo dessa premissa, foram analisados os soros de ambos os perfis.

Entre os resultados, observou-se que se podia identificar biomarcadores. Esses biomarcadores são moléculas presentes no soro de pessoas doentes e ausentes no soro das pessoas que não apresentam os sintomas.

Essa precisão é fundamental para a identificação segura da doença. Mas vai além disso, a própria orientação para o tratamento do paciente parte dos resultados.

A partir do momento em que o tratamento alopático se torna mais direcionado, os resultados serão também mais satisfatórios.

Benefícios da descoberta

Para a pesquisadora Ljubica Tasic, membro da equipe de São Paulo, esse é um grande avanço para a medicina mundial e, consequentemente, para a sociedade.

Para ela, o conhecimento limitado que temos hoje dos mecanismos do cérebro leva a ausência de cura e tratamentos de muitas doenças.

Tasic saliente ainda que é um método preciso para detectar as doenças e transtornos, que utiliza equipamentos que já estão presentes nos hospitais. Isso oferece melhores oportunidades para o doente.

O que você achou dessa descoberta brasileira? Comente!

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Solução capilar caseira reforça cabelos e evita queda!

Trancou a chave do carro? Marca de batom? Está sem saca-rolhas? Sem pânico!