em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

O Popeye estava errado! Se é fã dos espinafres, em breve deixará de ser!

Espinafre. Seja na sopa ou como acompanhamento, esta erva é uma presença assídua nas cozinhas de todo o mundo.

A erva que ficou famosa graças ao desenho animado Popeye, rapidamente ganhou adeptos pelas vantagens que aparentemente oferecia. O marinheiro consumia espinafres para ficar forte e poderoso, mantendo sempre um aspeto físico invejável.

É verdade que o espinafre é bastante rico em ferro, cálcio e vitaminas, mas o mito do espinafre pode não ser exatamente como pensa.

Tudo surgiu por um equívoco. O Dr. E. Von Wolf, um investigador de renome, se enganou numa publicação feita em 1870, onde acidentalmente aumentou dez vezes mais a quantidade ferro que o espinafre continha. Posteriormente, foi lançada a personagem do Popeye, em 1929 e, só em 1937, é que uns químicos alemães vieram corrigir o erro. Contudo, o desenho animado já tinha ganho fama e o espinafre estava na moda.

O ferro é um sal mineral de extrema importância para o nosso organismo e, sem ele, podemos sofrer de anemia e outras complicações. Contudo, embora hajam teorias menos positivas sobre esta planta, a verdade é que existem vantagens no consumo de espinafre:

  • O espinafre possui fito nutrientes, como os flavonoides, que ajudam a prevenir o câncer.
  • Contém nutrientes antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.
  • Possui a vitamina A que proporciona uma pele mais saudável e a vitamina K que melhora o funcionamento cerebral.
  • Inclui também o folato que é um nutriente muito importante para as mulheres grávidas.

Mas então, porque existe controvérsia no consumo de espinafre?

O espinafre contém uma coisa chamada ácido oxálico que, além de ser um dos principais causadores de pedras nos rins, impede o corpo de absorver o ferro e faz com que este seja expulso nas fezes. Por isso, se gosta de espinafres e deseja continuar a consumi-lo, tome nota das seguintes dicas:

  • O espinafre cru e comido na hora contém muita vitamina A e C. Contudo, você nunca deve colocar ele na geladeira porque corre o risco de que este liberte toxinas.
  • Você comendo espinafres juntamente com carnes e certas frutas, como a laranja, o limão, o kiwi e o abacaxi ou o repolho e o tomate, vai permitir que o ferro deste legume seja melhor absorvido pelo corpo.

Não precisa de cortar o espinafre da sua dieta, mas é importante que o consuma na dose certa e acompanhado de outros alimentos. Precisa de gerir a sua dieta consoante as suas necessidades de saúde. Nada em excesso faz bem e, na alimentação, todo o cuidado é pouco. Logo não precisa de ser como o Popeye, só precisa de saber equilibrar.

7 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
“Corra” com os cabelos brancos sem machucar o seu corpo
Não desespere com a gripe ou o nariz entupido, use limão, pimenta ou sal!