10 especiarias culinárias que emagrecem e melhoram a saúde

Além de dar um sabor delicioso aos alimentos, você pode usufruir destas especiarias para emagrecer! Veja quais são elas.

Publicidade

A culinária brasileira é riquíssima em especiarias, graças à variedade que a natureza local oferece. Mas além de dar muito sabor aos alimentos, estas especiarias também fornecem inúmeros benefícios para a saúde.

Ter uma saúde forte significa ter mais facilidade também para emagrecer, pois o corpo está trabalhando a todo vapor, em pleno funcionamento, e assim consegue manter o peso ideal. Vamos ver quais são as 10 especiarias que ajudam no emagrecimento? Confira:

10 especiarias que emagrecem

1. Alho

O alho é muito tradicional na culinária brasileira e de diversos outros países. Antigamente, inclusive, era mais usado por seus efeitos medicinais do que culinários, mas não se sabia exatamente por quê.

Atualmente já sabemos que o composto mais benéfico do alho é a alicina, que beneficia a saúde cardiovascular e os níveis de colesterol.

Publicidade

2. Alecrim

Além do sabor e aroma especiais que confere a tantas receitas, o alecrim é um ótimo digestivo, além de ter um componente que atua no alívio de alergias e dificuldades respiratórias.

3. Feno-grego

O feno-grego é uma especiaria muito antiga, que já era usada tanto na culinária quanto na medicina. Um dos principais efeitos benéficos que exerce no organismo é melhorando a função da insulina, mantendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

4. Gengibre

De sabor marcante, o gengibre é muito conhecido e utilizado para tratar problemas estomacais, reduzir a produção de cortisol e os sintomas da gripe. Além disso, ele atua como redutor de apetite.

5. Pimenta caiena

Se gosta de colocar pimenta na comida, saiba que também está usufruindo de efeitos poderosos para sua saúde ao consumi-la. Ela é termogênica, fazendo com que o metabolismo acelere a queima de gordura e reduza o apetite. Além disso, atua como laxante natural, regulando o trato intestinal.

Publicidade

6. Manjericão

O manjericão é uma especiaria que atua no fortalecimento do sistema imunológico. Ele inibe o desenvolvimento de bactérias e na nivelação do açúcar no sangue. Não há qualquer dificuldade em utilizá-lo nas receitas, pois seu sabor e aroma são fascinantes.

7. Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, atua como termogênico, antioxidante, e há estudos que sugerem sua eficácia também no tratamento de danos cerebrais.

8. Hortelã

Essa é conhecida por ser o chazinho que tomamos desde a infância para o estômago. Junto desse efeito, a hortelã acaba eliminando gases e desconfortos intestinais. Ela atua também como calmante, ajudando o corpo a restabelecer seus níveis de cortisol e suas funções normais.

Publicidade

9. Sálvia

Com efeito diurético, que alivia a retenção de líquidos, e desintoxicante, que estimula o trabalho dos rins, esta erva também é digestiva, anti-inflamatória e benéfica para o cérebro, atuando especificamente na memória.

10. Canela

Hoje em dia muito usada como substituta do açúcar, a canela é muito mais do que isso. Atua no organismo acelerando o metabolismo, também com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela também regula o açúcar no sangue e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

Percebeu quantos benefícios existem nestas especiarias que usamos no dia a dia? Quando aquecidas e bebidas como chá, seus efeitos são ainda melhores, pois não estão misturados a tantos outros ingredientes. Aproveite o que a natureza nos dá e compartilhe a informação!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM