como espantar lagartixa
Crédito: Pixabay
em

Como espantar lagartixa de casa sem machucar: 5 dicas simples

Esses pequenos bichinhos entram na sua casa somente em busca de comida. Não tenha medo

As lagartixas são pequenos répteis bem comuns em todo o Brasil, embora sejam originárias da África. Muitas pessoas não gostam da presença delas porque sentem nojo ou medo, mas a verdade é que não há motivo para temê-las. Inclusive, elas devem ser consideradas aliadas porque ajudam a controlar os insetos que vivem na casa, como aranhas, baratas, gafanhotos, mariposas, cupins, formigas e mosquitos. Mas, se mesmo assim você não quer ter esses simpáticos bichinhos pelas paredes da sua casa, saiba que não é preciso matar. Aprenda a como espantar lagartixa e mantê-la longe do interior da sua casa.

Veja também: como espantar pássaros do terreno sem machucá-los

5 Maneiras de espantar lagartixas de dentro de casa

dicas de como espantar lagartixa sem machucar
Crédito: Pexels

As lagartixas não têm qualquer interesse em fazer mal para os humanos. Elas não são peçonhentas e só querem caçar animais de tamanho igual ou menor do que elas para se alimentarem. Então, se quiser mantê-las longe, ou apenas do lado de fora da casa, veja o que pode usar para repelir.

1. Tenha um gato

É claro que se o seu gato ver e conseguir pegar a lagartixa, provavelmente ele irá matá-la. Mas se ela conseguir fugir, certamente não voltará, pois saberá que a sua casa é um lugar perigoso para ela. Então, essa é uma das soluções.

2. Afaste outros insetos

As lagartixas entram na sua casa em busca de insetos para comerem. Logo, se você mantiver a casa livre de paranhos, aranhas e pernilongos, também verá menos lagartixas andando pelas paredes e cantinhos. Use inseticidas naturais, como plantas e cravinhos, para manter esses insetos longe.

3. Mantenha a casa limpa

Essa dica também tem a ver com a anterior, pois se você mantiver os ambientes sempre muito bem limpos, varrendo, passando pano no chão, não deixando alimentos mal fechados ou fora da geladeira e armários, terá menos formigas, traças e baratas. Logo, também terá menos lagartixas. Essa dica é especialmente para a cozinha, pois esses pequenos animais também entram na sua casa em busca de alimento.

4. Como espantar lagartixa com penas de pavão

Arrume algumas penas de pavão e mantenha em cantos estratégicos da casa por onde as lagartixas costumam andar. Elas vão associar as penas aos seus predadores, então, ao vê-las, vão fugir.

5. Vede pequenas passagens

Se a sua casa tem buraquinhos nas esquadrias de portas e janelas, ou mesmo nas paredes e pisos, procure vedar todos eles. Assim, quando a casa estiver toda fechada, não vai ter por onde as lagartixas passarem.

Lagartixas prejudicam a saúde humana?

Se o único motivo de você querer espantá-las é o receio de que elas transmitam doenças para sua família, saiba que com isso não é preciso se preocupar. É claro que nem por isso você deve ficar com elas na mão, até porque elas mordem para se defender caso sejam agarradas, e andam por lugares sujos.

Mas se deixá-las no cantinho delas, não haverá mal algum. Inclusive, se você se aproximar elas vão fugir de medo. Elas não são venenosas e não transmitem doenças. Então, como já falado no início, só há motivos para tentar conviver em paz com esses pequenos répteis, pois eles ajudam no controle de pragas da sua casa, reduzindo a quantidade de insetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lasanha de bacalhau

Lasanha de bacalhau: 3 receitas para incluir no seu cardápio

choque tóxico

Síndrome do choque tóxico: saiba o que é e como evitar