em

Como escolher uma babá certa para o seu filho: dicas de ouro

Mesmo com o coração na mão, alguns pais precisam deixar os filhos com alguém de confiança diariamente. Então, como escolher essa pessoa?

como escolher uma babá
Crédito: Freepik

Não é fácil para os pais terem que deixar seus filhos com outras pessoas, mesmo que sejam familiares ou amigos. Mas infelizmente os compromissos do dia a dia obrigam muitos a fazerem isso. Alguns colocam filhos em creches e outros preferem contratar uma babá. Algumas vezes ela é necessária porque as crianças precisam ser cuidadas à noite. Então, seja qual for a situação, precisa saber como escolher uma babá para seu filho.

Veja também: atitudes que fazem a diferença para criar bons filhos

5 Dicas para escolher uma babá

como escolher uma babá
Crédito: Freepik

Na hora de pensar em escolher uma babá, muitos pontos devem ser levados em consideração. Afinal de contas, essa pessoa ficará responsável pela saúde, bem-estar e até mesmo pela formação emocional e física do seu filho enquanto estiver com ele.

Assim como aprende com os pais, na companhia dessa pessoa a criança vai descobrir muitas coisas importantes da vida, desde como ter bons hábitos pessoais até como tratar os outros. Então, precisa escolher alguém que seja compatível com as ideias e hábitos da família. De fato, é uma tarefa morosa, mas necessária. Então, anote tudo o que precisa lembrar de considerar.

1. Contratar uma profissional

Se você quiser mesmo garantir que irá escolher uma babá de alto nível para cuidar do seu filho, entre em contato com uma empresa especializada e contrate uma pessoa profissional dessa área. Essa dica é especialmente importante quando precisa de uma babá para cuidar da criança em tempo integral. Uma especialista tem formação que a permite contribuir com os cuidados de saúde e com o desenvolvimento cognitivo da criança.

2. Ter recomendações

Se não conseguir encontrar uma empresa que atenda às suas necessidades, também pode escolher uma babá autônoma que tenha sido bem recomendada por pessoas da sua confiança. Um bom histórico profissional é essencial a se considerar na hora de contratar uma babá. Assim é possível saber detalhes de como o serviço é prestado, pois esse tipo de trabalho exige o máximo de cuidado e uma boa babá tem consciência disso.

3. Conversar primeiro

Nunca contrate uma babá sem conversar pessoalmente com ela. Também é importante que essa conversa seja na sua casa. Tanto a profissional quanto a família precisam se conhecer pessoalmente para sentir se vão se dar bem. Como a relação entre vocês será a nível pessoal, além do profissional, precisa haver essa sensação de estar à vontade na companhia da pessoa. Essa conversa pessoalmente é muito útil e necessária.

4. Seja claro

Para que uma babá saiba como atender às necessidades do seu contratante, ela precisa receber informações claras sobre o estilo de vida da família e os hábitos da criança. A babá está na sua casa para contribuir com o bem-estar da sua família, então você tem a responsabilidade de mantê-la sempre informada sobre tudo o que possa influenciar na qualidade do trabalho.

5. Faça testes

Antes de escolher uma babá, se for possível, faça testes com mais de uma. A menos que encontre a babá ideal logo de primeira e tenha certeza disso, vale a pena conversar com algumas e ter opções. Fazer testes antes de efetivar a contratação também é importante. Os testes podem ser de um dia ou até de uma semana, dependendo do que achar melhor.

Lembre-se que esse teste deve ser remunerado, ainda que não vá contratar a profissional. Ele serve para que a babá e a criança possam se conhecer e saber se a relação vai funcionar. Se o seu filho já fala e consegue expressar o que pensa, considere a opinião dele sobre como foi ficar com cada uma das babás do teste. Saiba separar o que é válido ou não sobre o que seu filho disser, mas é importante ouvir o que ele tem a dizer para que colabore com essa mudança na rotina familiar.

Confira no vídeo o que mais você deve esperar de uma boa babá, de acordo com essas dicas profissionais:

dicas cronograma de limpeza

Como montar um cronograma de limpeza eficiente para a casa

remédios naturais para menopausa

5 Remédios naturais para menopausa: fique livre dos sintomas