Erros na hora de limpar porcelanato
Crédito: Freepik

7 Erros na hora de limpar porcelanato

Veja se você está limpando o seu piso do jeito errado, que pode deixá-lo manchado ou frágil

Publicidade

O porcelanato é um dos tipos de piso mais usados atualmente por causa do seu tamanho grande e sua variedade de cores e texturas. Mas, para mantê-lo sempre bonito e bem conservado, é preciso evitar alguns erros na hora de limpar.

Por exemplo, usar apenas produtos e materiais suaves, que não vão arranhar, causas manchas nem tirar o brilho. Será que você está fazendo isso sem saber? Veja as dicas do que não pode fazer para limpar porcelanato.

1. Limpar com produtos abrasivos

Nunca use produtos abrasivos para limpar seu porcelanato, nem mesmo para tirar manchas. Isso inclui as esponjas de aço, lado verde da esponjinha de louça, escovas e vassouras de cerdas duras e produtos como saponáceos, produtos com flúor e outros para limpeza de alumínio, soda cáustica, sabão em pó e ácidos. Eles deixam o porcelanato poroso e suscetível a manchas.

2. Fazer misturas com água sanitária

Nos pisos brancos, para desinfetar e remover manchas, a água sanitária diluída em água pode ser útil. Mas ela não pode ser misturada com outros produtos, não importa quais sejam, pois ocorre uma reação química que pode não só danificar o porcelanato, mas prejudicar sua saúde.

Publicidade

3. Usar água sanitária em porcelanato acetinado

Existem restrições para o uso da água sanitária. O piso acetinado, por exemplo, que é brilhoso, não deve receber esse produto porque ele desgasta o piso aos poucos. Quando perceber, estará sem brilho.

4. Passar pano sem varrer

O primeiro passo para a limpeza do porcelanato é passar uma vassoura macia para varrer todo o piso. É importante fazer isso porque a vassoura recolhe sujeiras maiores, tipo areia, que podem arranhar o piso se você só passar o pano úmido e ele ficar arrastando os grão de areia pelo chão.

5. Passar pano na casa toda sem enxaguar

Mesmo varrendo, podem ficar algumas sujeirinhas maiores no pano depois de passá-lo em um cômodo. Então, se você passar esse pano em outro cômodo, sem enxaguá-lo antes, essas sujeiras podem riscar o piso. Ao final da limpeza de cada cômodo, passe uma água no pano e torça.

Saiba mais: Como tirar risco de porcelanato

6. Deixar os produtos “agindo” sobre o piso

A menos que você compre um produto específico para limpar porcelanato, que na embalagem recomende deixar “agindo”, nunca precisa fazer isso. O produto de limpeza deve ser diluído em água, passado com pano e pronto. Se quiser pode secar depois.

Publicidade

7. Não fazer teste de segurança com produtos que nunca usou

Se você comprar um produto de limpeza que nunca usou antes, deve sempre fazer um teste em uma pequena área, mais escondida, do seu porcelanato antes de aplicar em tudo. Pode ser que a reação seja ruim, com alguma mancha, e aí não vai ter o que fazer se já tiver aplicado no piso todo.

Veja também: Porcelanato embaçado: como limpar e dar brilho

PODE GOSTAR TAMBÉM