Erros comuns na hora de preparar feijão
Crédito: Freepik

5 Erros comuns na hora de preparar feijão

Seu feijão pode ficar ainda melhor evitando erros comuns como esses

Publicidade

Você sabe preparar um bom feijão, que fica com os grãos macios e consistentes, e com aquele temperinho delicioso que deixa a cozinha perfumada? Mesmo que a resposta seja sim, há sempre modos de aprimorar as receitas e deixá-las ainda melhores. Então, veja quais são os erros mais comuns na hora de preparar feijão e passe a evitá-los, caso cometa algum deles.

1. Não escolher os grãos

O primeiro de todos os passos na hora de preparar feijão é escolher os grãos. Mesmo parecendo que todos os grãos do pacote estão bons, sempre vai haver os secos, rachados e até pedrinhas pelo meio. Então, coloque uma porção de grão na mesa e vá selecionando apenas os melhores antes do passo seguinte. Assim, além de mais saboroso, seu feijão vai ficar mais apetitoso e ninguém vai correr o risco de morder uma pedrinha ou um grão duro.

2. Não deixar de molho

Após a escolha dos grãos, o próximo passo é deixá-los de molho em água por, pelo menos, quatro horas. Se puder deixar por oito horas, melhor ainda. Essa técnica é importante para inflar e amaciar os grãos, que irão cozinhar bem mais rápido. Assim, além de ter um feijão mais macio você vai economizar gás e o seu precioso tempo. Se você não faz, comece a fazer e veja a diferença.

3. Usar água demais

Existe aquele ditado popular “coloca mais água no feijão” pra quando vai chegar mais gente para o almoço. Mas não é só botar mais água para o feijão render mais. Se fizer isso, o caldo vai ficar ralo e sem gosto, e os grãos poderão cozinhar demais, chegando a desmanchar.

Publicidade

Não adianta também colocar muita água e depois engrossar com farinha, pois vai perder a consistência e o sabor. A média ideal é de 1 litro de água para cada quilo de feijão, o que é mais ou menos 2 a 3 dedos de água acima dos grãos na panela, que deve ficar em fogo médio-baixo e semitampada para evitar que a água evapore tão rápido.

4. Colocar sal antes de o feijão cozinhar

Quando botar o feijão e a água na panela, adicione apenas uma ou duas folhas de louro. Nessa etapa, não deve botar sal, pois ele pode romper a casca dos grãos e fazê-los perder a consistência. Deixe o sal e demais temperos para quando os grãos já estiverem cozidos, pois assim também será mais fácil de controlar a quantidade de tempero ideal para o seu gosto.

5. Não engrossar o caldo

Às vezes, mesmo usando a quantidade certa de água, o feijão fica com caldo um pouco ralo, pois vai depender do tipo de grão e dos demais ingredientes que tiver adicionado. Os truques para engrossar o caldo são: amassar uma parte dos grãos já cozidos, enquanto terminam de cozinhar; colocar uma batata-doce para cozinhar junto; colocar um pouquinho de farinha quando já estiver cozido e deixar mais uns minutos, mexendo bem.

Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM