Quanto menos você dorme, mais seu cérebro envelhece
Crédito: Freepik
em

Quanto menos você dorme, mais seu cérebro envelhece

Estudo mostra a relação entre poucas horas de sono e o envelhecimento do cérebro. Veja como acabar com isso!

Você sabia que quanto menos você dorme, maiores são as chances de ter problemas cognitivos? Alzheimer e Parkinson são apenas dois exemplos de doenças relacionadas ao declínio da capacidade cerebral. Veja o que diz o estudo e como evitar o envelhecimento do cérebro, dormindo melhor.

Dormir pouco envelhece o cérebro

As questões cognitivas e as doenças neurodegenerativas têm recebido cada vez mais atenção dos pesquisadores. Entender o envelhecimento do cérebro humano é algo fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida. Pensando nisso, foi realizada uma pesquisa pela Duke-NUS, uma faculdade de medicina em Singapura.

A realidade mostrada durante a pesquisa surpreendeu a todos, pois revelou que quanto menos os adultos dormem, mais rápido os seus cérebros envelhecem. Para chegar a essa conclusão, acompanharam o sono de um grupo de 66 idosos chineses. Além disso, fizeram ressonâncias magnéticas para avaliar as atividades cerebrais e funções cognitivas.

A questão do sono era o objeto alvo do estudo e, para isso, foram aplicados questionários para os participantes. Com as respostas deles e os resultados dos exames, percebeu-se que os indivíduos que dormiam menos tinham um aumento mais rápido do ventrículo. Consequentemente, suas questões cognitivas eram mais afetadas.

Como dormir melhor

A falta de sono ou poucas horas é algo extremamente prejudicial não só para as atividades cerebrais. Dormir bem garante dias melhores, uma alimentação melhor e mais qualidade de vida. Além disso, aumenta a produtividade, o que consequentemente te leva a ter mais tempo livre. Dessa forma, pode fazer atividades de lazer, como por exemplo, exercícios para o cérebro. Então, veja como dormir melhor.

Acorde no momento certo

Parece estranho, mas para ter disposição durante o dia e normalizar o ciclo a noite, você deve acordar bem. Já reparou que, mesmo dormindo a mesma quantidade de horas, tem dia que você acorda sem energia? Isso acontece porque o despertador tocou durante o sono profundo. Baixe um App que trabalhe com ciclos de sono e resolva o problema.

Durma sempre no mesmo horário

Estabelecer um horário para dormir todos os dias pode te ajudar a ter a quantidade de horas necessárias de sono. Se você tem muitas coisas para fazer ao final do dia, procure organizar melhor os horários ou atribuir tarefas a outros. Se a causa para a demora é o uso de computador ou celular, coloque aplicativos de bloqueio, até que você se acostume a deixá-los de lado.

Evite a luz azul

Ok, você não consegue de jeito nenhum ficar longe das telas a noite? Então faça duas coisas importantes: primeiro de tudo, ative um alarme, para quando for a hora de começar a rotina para dormir. Além disso, instale um aplicativo no seu celular ou computador que reduza a luz azul, que prejudica a produção de melatonina, o famoso hormônio do sono.

Siga rituais

Rituais são sequências de ações que você pode repetir todos os dias. Como por exemplo, aquela pessoa que não consegue ir dormir sem dar uma última olhada nas portas e janelas. Estabeleça uma rotina de relaxamento antes de deitar na cama, para que sua mente vá desacelerando aos poucos. Pode ser um banho relaxante, seguido de um chá, escovar os dentes e deitar para ler um pouco, antes de dormir. Crie o que melhor se adéqua à sua realidade. Veja outras dicas no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

isca de frango

Como fazer isca de frango para servir como aperitivo

preocupação constante

Preocupação constante: dicas de como controlar e viver melhor