seringas praia paquistão
Crédito: Instagram Shaniera Akram
em

Entenda como seringas e ampolas com sangue foram parar numa praia no Paquistão

Moradores e visitantes ficaram impressionados com a quantidade e o tipo de lixo que apareceu na areia

Imagine acordar, se arrumar e sair para uma caminhada matinal na sua praia favorita. Ao chegar lá, dezenas de seringas e ampolas de sangue espalhadas na areia. Para complementar a cena, esparadrapos usados, luvas descartadas e muitos outros lixos do tipo. Essa foi o quadro encontrado pela população do Paquistão em uma das suas praias mais badaladas.

Além de um risco para a saúde, de acordo com a revista da UNESP, há um grande risco de haver “contaminação por meio de bactérias e vírus presentes nos resíduos hospitalares. Além disso, substâncias tóxicas e radioativas presentes nos medicamentos podem afetar o solo e a água”.

Entenda o que aconteceu no Paquistão e como a população se mobilizou para que a situação se modificasse. Além disso, veja imagens chocantes da proporção que a contaminação chegou, através de foto e vídeo.

Veja também: como produzir menos lixo com dicas práticas

Seringas e ampolas com sangue

Shaniera Akram, esposa de um famoso jogador local de críquete, ficou chocada em sua caminhada matinal. Ela simplesmente encontrou um oceano de lixo por cima da areia da praia, e não era qualquer um. Se tratava nada menos do que lixo hospitalar! Ali, disponível para qualquer criança ou pessoa desavisada.

Ela sentiu que precisava fazer alguma coisa e aproveitou sua rede social para alertar a população e cobrar providências. Alarmada, fez um vídeo e divulgou um pedido de socorro, solicitando a interdição da praia.

Segundo ela, foram “quilômetros de resíduos médicos, incluindo seringas abertas, sangue nojento, recipientes médicos de vidro quebrado, que chegaram do oceano espalhados por quilômetros ao longo da praia”.

Em suas palavras, a bela praia de Karachi se tornou uma “zona de risco biológico e precisa ser isolada imediatamente. Sinto muito pelas pessoas, inclusive eu, que usam e amam nossa praia, mas isso está além do seguro”.

Ela achou que muita gente iria criticar, mas ficou feliz com a reação positiva da população. Muita gente não somente a apoiou como também elogiou sua atitude. Provavelmente, as autoridades tomaram a iniciativa de isolar a área mais rapidamente, por causa da repercussão do seu post.

A causa desse desastre ecológico foi exatamente a falta de cuidado com o meio ambiente. Isso porque o lixo é um problema grave em todo o mundo, inclusive no Paquistão. Ele pode chegar a fazer pilhas e pilhas, sem um destino correto. O lixo hospitalar está começando a ser separado dos demais, com legislação, mas nem sempre tem o fim correto.

E foi exatamente isso que levou a esse triste cenário. Somando a situação da gestão inadequada do lixo às fortes chuvas que o país sofreu, tiveram como consequência a contaminação de uma praia tão querida. Um alerta para que as autoridades e a população se conscientizem do seu papel com o meio ambiente.

Em outra postagem, Shaniera  agradeceu muito o apoio, os compartilhamentos e comentários. Ela ficou emocionada com a movimentação popular e a rápida reação das autoridades, protegendo assim centenas de pessoas que poderiam se contaminar sem saber.

View this post on Instagram

Not on my watch!!! Thank you to the tremendous support I have received from everyone your messages of love, support and respect mean so much to me. To be honest I was so scared that everyone was going to hate me for wanting our beach closed, but I think I did what anyone would do when faced with such a moral and serious situation, I called for help, and you all came! I love my city and my country and I will always do what ever I can to protect the lives of the people living here. But remember it wasn’t just me, Everyone played a massive role, voicing their opinions, retweeting and just caring in general sent the alarm bells ringing which got the attention of the right people. I should be thanking everyone one of you. We are facing many problems in our city but if we all stand united we can overcome anything #WeAreKarachi #WeDeserveBetter #TimeIsNow #SaveOurCity #WeArePakistan #United #MostLoveableCityInTheWorld because I have people like you @wasimakramliveofficial who always believes in me

A post shared by Shaniera Akram (@iamshaniera) on

historia de joseph

A história do menino Joseph: do aneurisma à volta às aulas

como fazer frango frito perfeito

Como fazer o frango frito perfeito