Engravidar fora do período fértil
Crédito: Freepik
em

Engravidar fora do período fértil é possível? Veja como contar os dias

Saber disso é importante para as tentantes e também para quem quer evitar uma gravidez

Publicidade

É possível engravidar fora do período fértil? Essa é uma questão importante tanto para quem deseja engravidar quanto para quem quer evitar a gravidez. Mas, para responder a essa questão, primeiro você precisa saber um pouco sobre o período fértil. Vamos lá.

O que é período fértil?

O período fértil são os dias do mês em que a mulher tem mais facilidade para engravidar. Esses dias são, geralmente, os 3 dias antes da ovulação, incluindo o dia da ovulação. É nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.

Engravidar fora do período fértil é possível?

É raro, mas é possível engravidar fora do período de ovulação. A chance é mínima e, quando acontece, provavelmente a relação sexual ocorreu dias antes da ovulação. Se a relação acontecer dias depois da ovulação é muito mais difícil, pois o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo mais ser fecundado.

Mas vale lembrar que, em muitos casos, o período fértil é considerado entre os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação. Ou seja, não basta passar apenas um dia da ovulação para achar que não vai mais engravidar. Se você é tentante, nesse dia ainda há esperança. Se você quer evitar a gravidez, nesse dia ainda é perigoso.

Publicidade

Outro cuidado importante que muita gente não sabe. O espermatozoide consegue viver até 5 dias no sistema reprodutor da mulher, nas condições ideais. Isso significa que, embora muito difícil, pode acontecer uma gravidez se existir relação sexual em até 5 dias antes da ovulação.

Como saber qual é o dia da ovulação?

Cada mulher tem suas particularidades quanto ao ciclo menstrual. O dia não é o mesmo para todas. Aliás, a mesma mulher pode ter dias diferentes para ovular a cada mês.

Mas, para ter uma ideia e tentar montar o seu calendário, a ovulação normalmente acontece 14 dias antes da menstruação. Em uma mulher com um ciclo regular de 28 dias, corresponde ao 14º dia após a menstruação.

Publicidade

Em mulheres com ciclo regular maior ou menor, o ideal é calcular o dia da ovulação 14 dias antes da data esperada para a menstruação.

Veja também:

Artigo com informações da ginecologista, Dra. Sheila Sedicias, para Tua Saúde

Publicidade
Guarda compartilhada de cachorro

Guarda compartilhada de cachorro existe: Veja como funciona

Sonhos eróticos

Sonhos eróticos são normais – e podem ter diferentes significados