Antigamente as mulheres casavam muito cedo, começavam a ter filhos antes dos 20 anos de idade e era bem comum que tivessem uma gravidez por ano, formando a famosa escadinha de filhos. É muito provável que se você está com 40 anos ou mais, tenha muitos irmãos.
Algumas dessas mulheres continuavam a ter filhos mesmo quando estavam entrando na fase do climatério, que antecede a menopausa propriamente dita.
Mas o fato é que antigamente não era recomendado engravidar após os 40, pois havia muitos mitos sobre alto risco de aborto, problemas no parto, risco de morte para mãe e bebê e afins. Felizmente, com os avanços da medicina, isso mudou.
Hoje é comprovado que não há contraindicação para engravidar a partir dos 40 anos, muito pelo contrário. Estudos recentes apontam que se a mulher fizer um acompanhamento mensal com seu ginecologista e tiver os cuidados adequados, a gestação correrá perfeitamente bem.
Vantagens de ser mão após os 40 anos
Portanto, se você está nessa fase ou faz parte do grupo de mulheres que ainda está pensando em terminar a faculdade, viajar sozinha, namorar e se estabilizar profissionalmente para só depois ser mãe, veja o quanto você vai ganhar com essa decisão.
1. Maior equilíbrio emocional
Depois de 40 anos de experiências em todos os sentidos da vida, a gravidez será vivida com mais tranquilidade, mesmo que não seja totalmente planejada para o momento em que acontecer. A maturidade emocional permite ter uma visão plena do que espera pela futura mamãe com mais de 40 anos e ela já sabe em quem confiar e como se cuidar.
2. Estabilidade financeira
Quando uma mulher com mais de 40 anos planeja uma gravidez, ela tem plena consciência de que será capaz de prover todas as necessidades do seu filho, pois já teve tempo de fazer carreira, ter um plano de saúde e guardar dinheiro para viver a maternidade com tranquilidade, sem aperto financeiro.
3. Qualidade de vida
A mulher com mais de 40 anos já viveu a fase de descontrole alimentar e aprendeu que o seu corpo precisa de equilíbrio, atividade física, boas noites de sono e nada de excessos para ter saúde. Portanto, terá condições de oferecer este equilíbrio ao bebê e não sofrerá tanto com as tentações.
4. Capacidade de solucionar problemas
5. Senso de responsabilidade
Mulheres com mais de 40 anos têm uma visão mais sábia da vida e sabem que são responsáveis pelos seus atos, mesmo no caso de uma gravidez inesperada. Muitas mães jovens que não planejam a gravidez, acabam culpando os filhos por terem perdido os anos de juventude, pois não têm maturidade para perceber que a vida pessoal não termina com a chegada de um bebê.
História da indiana que foi mãe de gêmeos aos 70
Os gêmeos nasceram prematuros, com 8 meses. Ao nascerem, Omkari já era avó de cinco netos, e sua filha mais velha já tinha chegado aos 50 anos. Tanto Barsaat, a menina, quanto Akashvani, o menino, se desenvolveram bem até os quatro anos. Barsaat, infelizmente, faleceu após receber de um médico um medicamento errado. O menino, por outro lado, continua a crescer com saúde.
O caso mostra que há possibilidade de ser mãe após os 40, 50 e, como visto, mesmo após os 70. Há especialistas, inclusive, que apontam vantagens de ser mãe em uma idade avançada.
Dica: Tratamentos para mulheres que desejam engravidar

