Engolir chiclete
Crédito: Freepik

Engolir chiclete faz mal? Ele fica preso 7 anos no estômago?

Se o medo de engolir um chiclete povoava a sua mente quando você era criança, saiba que existe uma razão para isso

Publicidade

Quando você era criança, algum adulto deve ter lhe falado para nunca engolir o chiclete porque iria dar um nó nas tripas ou porque ele ficaria 7 anos preso no seu estômago. E você deve ter repetido essa mesma “lição de vida” para as crianças depois que cresceu. Bom, chegou a hora de descobrir a verdade: engolir chiclete faz mal mesmo?

O chiclete não é digerido pelo organismo humano

Bom, até fazia sentido quando os antigos diziam que engolir chiclete faz mal, já que ele não é dissolvido pelas enzimas digestivas. Ou seja, da mesma forma que entrou, ele vai sair. Quer dizer, mais ou menos.

O chiclete é feito, basicamente, de uma goma-base, açúcar e glucose de milho. Depois são adicionados corantes, aromatizantes e outros ingredientes que são quebrados rapidamente pelo sistema digestivo, e depois eliminados.

O único ingrediente do chiclete que não é digerido é a goma-base. Antigamente, a goma-base do chiclete vinha da seiva (chicle) de uma árvore chamada sapotizeiro. Hoje é sintética, feita de vários derivados do petróleo, como resina e parafinas, todos liberados pela agência Food and Drugs Administration (FDA), órgão que regulamenta a comercialização de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos.

Publicidade

Veja também: Mitos e verdades sobre o chiclete

Mas então: engolir chiclete faz mal?

Essa goma-base do chiclete não é digerida pelo sistema digestivo, mas também não quer dizer que ela vai ficar 7 anos presa no estômago ou no intestino. Quando um único chiclete é engolido sem querer, logo ele deve encontrar o caminho da saída e ser eliminado nas fezes.

Só que o problema são as grandes quantidades. É bem comum que crianças pequenas comam os chicletes, mascando e engolindo como se fossem balas. Tanto é que alguns casos já foram relatados e servem de alerta.

Um estudo científico de 1998 relatou os casos de crianças que desenvolveram uma grave obstrução intestinal por causa do hábito de engolir chicletes.

Uma delas era um menino de 4 anos que, há dois, sofria de constipação. Esse menino mascava de cinco a sete chicletes por dia, e engolia todos. Depois de várias tentativas de fazer seu intestino funcionar, inclusive com lavagens, os médicos descobriram um amontoado de goma-base em seu reto.

Publicidade

Então, sim, engolir chiclete faz mal, quando se faz isso com frequência e as gomas vão se unindo no estômago ou no intestino, chegando ao ponto de causar uma obstrução. Mas, se você não tem esse hábito, e apenas engoliu um chiclete sem querer, não precisa se preocupar.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM