energia vital o que é
Crédito: Freepik
em

Energia vital: o que é, como aumentar e não perder

Você já se pegou sem energia para nada, mesmo que não tivesse feito muito esforço? Com essas dicas, isso vai acontecer menos!

Tudo em sua volta é composto de energia, inclusive você, e é aí que reside a energia vital. Existem algumas práticas milenares na Índia que fazem bem ao corpo e mente. São práticas medicinais que manipulam a energia presente no organismo para seus locais corretos.

O que é energia vital

A palavra energia vital vem do grego, que, em tradução livre, significa alma em movimento. Ela é a força que move pensamentos e emoções, sendo responsável por manter a vida física ativa. Em outras palavras, ela é o elo entre corpo e alma, equilibrando o corpo físico, espiritual e a mente.

Tem origem de coisas vivas e não-vivas, como por exemplo, o próprio indivíduo. Porém, as pessoas funcionam muito mais como um elo condutor e manipulador dessa energia. Isso porque ela é encontrada em abundância fora do corpo. Por exemplo, na luz do sol, na água, no solo e é claro, nos alimentos certos.

Como aumentar

Certamente você já sabe que para aumentar a energia vital você deve buscar uma alimentação balanceada. Além disso, deve também se expor ao sol diariamente e beber água de qualidade. Porém, há uma outra forma de fazer isso, para ajudar ou suprir outras demandas, como essa técnica milenar indiana.

Nela, através de movimentos das mãos e braços, semelhante aos que são feitos na ioga, a energia é movimentada, trazendo equilíbrio e melhorando a saúde em diversos pontos. Algumas energias ficam presas em determinadas partes do corpo e, com esses movimentos, elas passam a fluir harmonicamente. Em apenas 3 minutos você pode praticá-la, veja como fazer.

Escolha o ambiente

Procure um local calmo e silencioso, onde possa praticar o exercício diariamente. Se quiser, pode também reduzir a luz e colocar uma música agradável. Experimente unir o exercício com a aromaterapia e utilize os seus óleos essenciais favoritos. Se quiser, pode optar por incenso também, ou deixar como está. Garanta que ninguém irá te interromper durante a prática do exercício e siga os passos abaixo.

Passo a passo

Primeiro de tudo, respire profundamente, inflando a barriga e não o peito. Faça isso até se sentir com maior tranquilidade e concentração. Então, comece o passo a passo:

  • Una a face interna das mãos em frente ao coração, tente ficar o mais relaxado possível e elimine qualquer pensamento da cabeça;
  • Cruze os dedos, de modo que os dois dedões se encostem e um deles esteja sobre o outro. Esse movimento expande a energia e instiga a capacidade criativa e sexual, além de te desestressar;
  • Ponha as mãos para cima, as palmas, os dedões e os últimos dedos. Esse movimento alia a parte física com a espiritual e tranquiliza as preocupações e dores;
  • Junte as pontas de todos os dedos com os seus respectivos pares. Perceba que o círculo formado representa a junção entre o mundo e nós na mesma sintonia energética. Isso nos traz paz e equilíbrio;
  • Segure o dedo anelar com o dedão e vire-o em direção ao centro da mão, deixando os demais esticados. É possível melhorar a decomposição dos alimentos e o estado impulsivo. Também auxilia o emagrecimento e contém o colesterol;
  • Junte a parte interna da palma de uma mão a parte externa da outra e una os dedões em frente à barriga. Esse movimento ajuda neste momento contemplativo, tornando claros os nossos pensamentos e permitindo uma conversa com o nosso eu interior;
  • Segure o dedo médio com o dedão e vire-o em direção ao centro da mão, deixando os demais esticados. Esse movimento diminui dores, principalmente do ouvido, ilumina os pensamentos e os conhecimentos.
  • Você pode dedicar 30 segundos a cada movimento, mas não é necessário que faça todos por dia ou de uma só vez.

Por que a energia vital fica baixa?

Você já se pegou sem energia para nada, mesmo que não tivesse feito muito esforço? Isso acontece por causa da queda no nível de energia vital. Existem algumas atitudes que fazem com que isso aconteça, saiba quais são.

Falta de cuidado com o corpo

Alimentação inadequada, péssimas noites de sono, falta de atividade física e baixa exposição aos raios solares podem drenar sua energia vital. Procure ter uma vida equilibrada que o seu nível de energia irá melhorar bastante.

Pensamentos e sentimentos sem controle

Às vezes a pessoa é sensitiva e fica a mercê de pensamentos e energias presentes, drenando a energia vital. Porém, certas vezes, certamente não é o outro que retira sua energia. Em outras palavras, você pode estar se drenando, apenas tendo pensamentos e sentimentos negativos evitáveis.

Não viver o presente

Quem vive preso ao passado ou sonhando demais com um determinado futuro também tende a drenar sua energia vital. Certamente você já ouviu a expressão “onde está seu coração está sua mente”. Pois saiba que é aí onde está sua energia também!

Bagunça

Viver uma vida bagunçada e desregrada, assim como em um local desorganizado, pode sim drenar sua energia. Isso acontece porque causa confusão mental e faz com que sua mente foque em coisas desnecessárias. Arrume a bagunça e veja que beleza que fica sua energia.

Falta de amor próprio

Um dos itens mais importantes e que, muitas vezes, é completamente esquecido, é o amor próprio. Claro que se deve amar o próximo, mas primeiro de tudo, deve se amar também. Cuidar de si faz com que o nível de energia vital melhore, deixando a vida mais leve e bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como ser mais paciente

Quer ser mais paciente ou imperturbável? Veja como conseguir

Alimentos que dão energia

5 Alimentos que dão energia para o dia todo