empada de queijo
Crédito: Pixabay
em

Como fazer empada de queijo de 9 formas diferentes

Essas pequenas delícias servem como entrada, acompanhamento, petisco ou lanche

Publicidade

A empada de queijo e de outros sabores é um dos salgadinhos preferidos da maioria das pessoas. Ela tem uma massinha com textura consistente, levemente quebradiça, feita com a chamada massa podre. Mas tem outros jeitos de fazer a massa das empadinhas e também outros ingredientes para adicionar no recheio junto com o queijo. Veja essas sugestões.

Veja também: deliciosas receitas de quibe frito

Recheios de empada de queijo

Tem empada com muito queijo, outras com um tipo de queijo e acompanhamentos. Tem massa tradicional e massa fit porque todo mundo merece comer empada, mesmo na dieta.

1. Receita prática

empadinhas práticas de queijo
Crédito: Andréa Quitutes

As receitas práticas são aquelas que você faz em pouco tempo, sem muita bagunça na cozinha e o resultado fica bom sempre. Essas empadinhas são assim. A massa leva trigo, manteiga, água, fermento e sal. Para rechear, o queijo muçarela é sempre uma boa pedida porque é salgadinho e derrete fácil. Mas pode misturar com queijo branco picadinho e molho pronto sabor 4 queijos para dar um toque especial.

Publicidade

Veja como fazer: empadinhas de queijo práticas

2. Empada aberta

empada de queijo massa aberta
Crédito: Aqui na Cozinha

A empadinha aberta quer dizer que não vai a tampinha da massa, como na receita anterior. Você vai fazer a caminha de massa nas forminhas, colocar o recheio até a metade e pronto, só levar ao forno. Esse recheio é feito de trigo, margarina, leite, parmesão, gemas e sal.

Entrar no grupo do Telegram

Prepare para o lanche da tarde: empadinha de queijo aberta

Publicidade

3. De queijo coalho

sabor de quejo coalho
Crédito: Prato Fundo

Essa é uma receita de empada especial, com ingredientes cuidadosamente selecionados para ser deliciosa. Não é feita com a tradicional massa podre, mas é justamente por isso que vale a pena provar e descobrir novas opções tão saborosas quanto. Essas empadas são feitas com trigo, sal, queijo coalho, queijo parmesão, creme de leite com mais de 35% de gordura, ovos, cachaça branca, sal e pimenta.

Faça para servir de entrada: empadinha de queijo coalho

4. Com massa integral

massa integral para empada
Crédito: Andréa Quitutes

Para dar uma variada na massa, tem também uma receita com trigo integral, mas que ainda assim leva trigo branco comum na mesma quantidade. Leva margarina, ovo, água gelada e sal. O recheio é feito com leite, queijo minas, muçarela, ovo, trigo e sal, se achar que precisa.

Publicidade

Ótima pedida para o petisco do fim de semana: empadinha com massa integral

5. Empadão de 4 queijos

empadão sabor quatro queijos
Crédito: Receitas de Minuto

Se as empadinhas pequenas não forem o suficiente para satisfazer sua vontade ou se for receber convidados e quiser um belo prato de forno, faça empadão de 4 queijos. Leva muçarela, gorgonzola, requeijão e Queijo do Reino, mas pode substituir por outros, se preferir. Apenas o muçarela é bom manter porque ele derrete muito bem e ajuda todos a se misturarem.

Pegue a lista completa de ingredientes: receita de empadão 4 queijos

Publicidade

6. Romeu e Julieta com massa de pastel

recheio de romeu e julieta
Crédito: Ana Maria Brogui

Bem diferente das demais, essa versão é para quem quer comer um quitute delicioso com o máximo de praticidade possível. A massa é de pastel e o recheio é de queijo com goiabada. Na verdade são 2 queijos, muçarela e requeijão para ficar bem cremoso.

Sirva de sobremesa: receita Romeu e Julieta com massa de pastel

7. De queijo com bacon

empada queijo com bacon
Crédito: Guia da Cozinha

Muito saborosa fica essa combinação de queijo com bacon, principalmente por causa da massa que é a clássica. No recheio, além do bacon também vai presunto, cebola, sal, pimenta, noz-moscada, ovos, muçarela e requeijão.

Publicidade

É de dar água na boca: empada de queijo com bacon

8. De brócolis com parmesão e tomate

brocolis com parmesão e tomate
Crédito: Guia da Cozinha

Brócolis é um vegetal que fica bom em muitos pratos, desde uma sopinha simples até essas empadinhas com queijo. Aliás, o bacon também combina muito aqui, junto com o sabor acentuado do parmesão.

Para petiscar: empadinha de brócolis com parmesão

Publicidade

9. Saudável com espinafres

empadinha fit com espinafre
Crédito: Auchan e Eu

Essa empada é bem diferente das outras porque a massa é feita de frango com batata-doce, mais fit impossível, e funciona mesmo. O recheio é só ricota com espinafres, então pode comer umas duas ou três dessa no lanche da tarde.

Receita fit: receita saudável

banho de assento de camomila

Banho de assento com camomila: benefícios e como fazer

rocambole com massa de pastel

Rocambole com massa de pastel: receitas salgadas práticas e saborosas