em

AmeiAmei TristeTriste

Como eliminar o mau cheiro da cozinha

Use o que já tem em casa para deixar sua cozinha sempre cheirosa e tenha os cuidados certos no dia a dia
eliminar mau cheiro da cozinha
Crédito: Freepik

A cozinha é o lugar da casa em que se espera sentir os melhores cheiros, que são os das comidas acabadas de preparar. Mas justamente por ser o ambiente onde ficam os alimentos, também é onde podem surgir cheiros desagradáveis, como de vegetais estragados, de lixo, fritura, peixe, queimado e até do ralo da pia. Então, veja agora como eliminar o mau cheiro da cozinha e deixar esse espaço mais agradável para o preparo das refeições.

5 Formas de tirar o mau cheiro da cozinha

Formas de tirar o mau cheiro da cozinha
Crédito: Freepik

Para cada tipo de mau cheiro, um método pode ser utilizado. Mas quando precisa usar ingredientes que neutralizem maus odores, as escolhas são sempre as mesmas, veja quais são as melhores:

1. Vinagre de álcool

O vinagre já está na sua cozinha para ser usado como tempero de saladas e marinadas, então fica bem fácil utilizá-lo para eliminar o mau cheiro da cozinha. Aplique vinagre puro sobre a bancada que ficou com respingos de gordura ou onde ficaram os vegetais que acabaram estragando.

O vinagre é bactericida e fungicida, então ele vai neutralizar o cheiro ruim. Logo que aplicar, vai sentir o cheiro forte de vinagre na cozinha toda, mas espere alguns minutos que todos os cheiros fortes e ruins vão desaparecer.

2. Desinfetante

Depois de neutralizar os maus odores com o vinagre, escolha um desinfetante com um cheiro bem gostoso e passe por toda a cozinha, na bancada, no piso e nas paredes de azulejos. Não passe o desinfetante por cima do cheiro ruim sem neutralizá-lo primeiro ou o cheiro vai ficar pior ainda.

3. Canela em pó

Essa dica é para tirar o cheiro de fritura da cozinha ou mesmo para prevenir que ele fique impregnado no ambiente. Na hora em que for começar a fritar os alimentos, coloque outra panela ao lado da frigideira com água e um pouco de canela em pó para aquecer. O cheiro da canela vai evaporar e ficar no ambiente sem deixar que o cheiro da fritura tome conta.

4. Cebola

A cebola costuma deixar um cheiro bem desagradável na cozinha quando você joga as cascas no lixo e esquece de tirar. Mas ela também pode ter o efeito contrário se fizer do jeito certo. Quando a sua cozinha estiver com cheiro de queimado, corte uma cebola ao meio e coloque-a dentro de uma bacia com um pouco de água e com a parte cortada virada para cima. Deixe durante toda a noite e jogue-a fora na manhã seguinte. A cebola capta os cheiros do ambiente.

5. Limão

Se quiser eliminar o mau cheiro da cozinha no caso de ter esquecido peixe fora da geladeira ou de ter preparado peixe, use limão. Coloque uma panela pequena com água para ferver e, nessa água, coloque fatias de limão cortadas na hora. Deixe ferver para que o cheiro do limão neutralize o cheiro do peixe. É uma técnica com a mesma lógica da canela, mas como o cheiro do peixe é mais forte, precisa de uma solução mais potente.

Como prevenir mau cheiro na cozinha

Algumas das dicas que você viu, como da canela e do limão, podem ser usadas para prevenir que o cheiro da comida fique no ambiente. Mas também tem outros cuidados que deve ter. Por exemplo:

  • Lembre-se de tirar o lixo da cozinha todos os dias em que tiver que colocar restos de comida dentro dele. Mesmo que fique com tampa, o cheio escapa pelos cantinhos e sempre que alguém o abre;
  • Evite deixar os vegetais maduros na fruteira fora da geladeira. Além de acumularem aqueles mosquitinhos desagradáveis na cozinha, logo eles começam a apodrecer e deixar um cheiro nada bom no ambiente;
  • Não jogue restos de comida pelo ralo da pia, pois eles podem ficar presos no encanamento. Além de causarem um entupimento, vai subir um cheiro de comida estragada que vai fazer todo mundo perder o apetite;
  • Depois de preparar qualquer tipo de alimento, passe um paninho com vinagre e depois um com desinfetante na bancada e no piso, assim previne que os odores se acumulem de um dia para o outro;
  • Não deixe a louça por lavar. Os restos de comida vão deixar a cozinha com mau cheiro, então é preferível lavar tudo logo depois de comer, assim não bate a preguiça e mantém a cozinha limpa e cheirosa, além de mais organizada.

Veja também como tirar mau cheiro do ralo

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
manter os dentes brancos
Como manter os dentes brancos
11 Sintomas de câncer de mama e como diagnosticá-los