em

8 maneiras de se livrar das ervas daninhas, que não envolvem o uso de qualquer pesticida ou produtos químicos

Infelizmente, as suas ervas e legumes não são as únicas coisas que amam esta época do ano. Invasores de jardim, como o trevo e outras ervas, crescem forte também.

Neste artigo, iremos partilhar com você algumas maneiras de manter as ervas daninhas afastadas de seu jardim, sem recorrer a produtos químicos desagradáveis, que possam danificar a qualidade das suas colheitas e do seu solo.

  1. Retire elas

Claro que isto soa simples, mas qualquer um que tenha tentado manter o seu jardim sem as ervas daninhas, puxando elas, sabe que nem sempre é tão fácil.

O melhor momento para arrancar as ervas daninhas é quando o solo ainda está úmido da rega. Você deve puxar lentamente, a partir da base da erva, para obter a melhor chance de puxar a raiz completa. Se certifique que usa sempre luvas próprias para jardinagem, pois assim estará a evitar feridas causadas por plantas mais espinhosas.

Caso pretenda aproveitar as suas ervas daninhas, junte elas em uma pilha de compostagem e, deste modo, elas estarão a contribuir para a saúde do seu jardim. Para seu conhecimento, existem algumas ervas daninhas que são comestíveis, como o dente de leão, beldroegas e alface do mineiro.

  1. Sufoque elas

Tal como a sua colheita e as suas flores, as ervas daninhas têm dificuldade em sobreviver sem a luz solar adequada. Com esta dica, você poderá matar as ervas daninhas existentes e ainda impedir que novas cresçam. Para além de prevenir o aparecimento de ervas daninhas, se tapar o solo com um pouco de jornal velho e folhas secas, irá manter a umidade da terra, favorecendo as plantas que você deseja preservar.

O truque é bastante simples! Você apenas precisa de cobrir a área infetada com várias e grandes camadas de jornal. Em seguida, coloque uma boa camada de folhas secas sobre o jornal, de preferência em quantidade suficiente para cobrir completamente o papel.

Se ainda assim, algumas ervas daninhas mais fortes conseguirem passar a primeira camada, basta adicionar outra, recorrendo novamente ao jornal e folhas.

  1. Aplique um herbicida caseiro

Você deve utilizar uma boa garrafa de spray e encher ele com:

  • 2 colheres de vinagre branco;
  • ½ colher com sal;
  • um pouco de detergente da louça;

Posteriormente, você deve se certificar que misturou todos os ingredientes muito bem. A ideia é que o sal dissolva o máximo possível, para que o frasco de spray não fique entupido.

Assim que o preparado estiver pronto, poderá aplicar ele nas suas ervas daninhas. Contudo, é importante que você tenha cuidado ao usar este remédio perto das plantas que quer preservar, pois pode matar elas também.

Se você tiver problemas com o pulverizador, devido a entupimentos, você pode tentar outro preparado, sendo neste caso 50/50 de vinagre e água.

  1. Escalde elas

Da próxima vez que você estiver fervendo batatas ou massas, em vez de despejar a água pelo cano, despeje ele diretamente nas suas ervas daninhas, principalmente aquelas que crescem nas rachaduras da sua calçada, no pátio ou ao longo dos seus caminhos de jardim.

Todavia, é importante referir que este truque não deve ser aplicado em canteiros ou jardins, pois pode danificar a qualidade do seu solo e matar toda a plantação.

  1. Passe Sal por elas

Este é outro método com que você precisa ter muito cuidado, pois onde o sal tocar, provavelmente, não irá nascer mais nada, uma vez que o solo ficará estéril.

Contudo, o truque é bastante simples. Coloque pitadas de sal ao longo das bordas do seu gramado, entre rachaduras na calçada ou em vias de jardim. Assim, é certo e sabido que irá matar todas as ervas daninhas.

  1. Queime elas

Para este método, aconselhamos você a adquirir um maçarico de mão. Depois é só passar fogo pelas ervas daninhas! Simples certo? Tenha apenas cuidado para não se machucar e se lembre de que não precisa de derreter totalmente a planta, só precisa de lhe chegar um pouco de fogo. Assim elas irão perder a umidade interna e irão morrer nos próximos dias.

  1. Cubra elas

Para as áreas de jardins ornamentais, você deve planear um tratamento mais avançado, pois só assim se irá certificar de que raramente ou nunca terá de arrancar as ervas daninhas.

Você pode procurar no seu horto local plantas rasteiras, próprias para cobrir o solo e para impedir que as ervas daninhas recebam luz solar, água ou outros nutrientes da terra.

Pesquisadores da Universidade de Cornell identificaram as seguintes plantas como agentes perfeitos para suprimir as ervas daninhas:

  • Liriope
  • Solidago sphacelata
  • Alchemilla mollis
  • Thymus praecox
  • Phlox subulata
  • Lamiastrum galeobdolon
  • Nepeta x faasenii
  1. Crie um plano avançado e deixe o sol trabalhar

Se você tiver um terreno vazio durante o verão, pode prepará-lo para plantações a realizar na altura do Outono, sem ervas daninhas.

Você apenas precisa de plástico (fino e transparente), que se encontra na maior parte das lojas com artigos para jardim.

Para iniciar o tratamento do solo, você deve recorrer a um ancinho e desembaraçar o terreno que irá preparar. De seguida, deverá cavar uma trincheira pequena (cerca de 8 cm de profundidade) em volta da zona do solo que pretende tratar. Assim que terminar, aplique o plástico, sendo que as pontas do mesmo deverão terminar nas trincheiras que você cavou. Posteriormente, feche as trincheiras, colocando a terra que tinha sido retirada anteriormente. Se lembre de certificar que o plástico abrange toda a área que pretende tratar, estando aplicado sem qualquer tipo de espaço ou folgas.

Para finalizar, deverá manter o plástico durante 4-6 semanas. Quando você remover ele, adicione o seu adubo ou fertilizantes. Nesta altura, você terá um solo saudável, pronto para as plantações de outono, que irão ter significativamente menos ervas daninhas.

Teste estes truques no seu terreno e partilhe os resultados com os seus amigos e vizinhos. Verá que serão positivos e bastante gratificantes.

https://www.youtube.com/watch?v=J5nWSFMYiKA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

5 soluções caseiras para eliminar as manchas da sua pele!

água com limão

Água com limão: benefícios, quando tomar e se ajuda a emagrecer