É possível engravidar na menopausa
Crédito: Freepik
em

É possível engravidar na menopausa?

Existe diferença entre estar na fase pré-menopausa e ter chegado realmente na menopausa

Publicidade

Será que é mesmo possível engravidar na menopausa? Há diversos casos de mulheres que engravidam depois dos 40 e poucos anos, acreditando que foi um milagre, já que acreditavam estar na menopausa. Acontece que não é possível engravidar quando a mulher já chegou, de fato, na menopausa.

Quando é considerado que a mulher está na menopausa?

Para que uma mulher seja considerada na menopausa ela deve ter completado 12 meses seguidos sem menstruar. A partir do 13º mês ela está, de fato, na menopausa. Depois disso, ela passa a viver a pós-menopausa.

Nessa fase, os ovários reduzem a produção de progesterona e estrogênio, hormônios necessários para a maturação do óvulo e preparação do útero para a gravidez. Então, sem óvulo para ser fecundado, e sem endométrio para revestir o útero e prepará-lo para receber o embrião, não tem como engravidar.

Veja também: Principais sintomas da menopausa e como aliviá-los

Publicidade

Não é possível engravidar na menopausa

O que acontece é que, muitas mulheres têm a falsa impressão de menopausa porque ficaram alguns meses sem menstruar ou com falhas na menstruação. Elas acabam engravidando porque tiveram uma relação sexual desprotegida bem no período em que um óvulo foi liberado, levando à fecundação.

Tem como engravidar depois dos 40 anos?

Para as mulheres que ainda não completaram os 12 meses seguidos sem menstruar, e que não têm qualquer problema de saúde que as impeça de engravidar, ainda é possível ocorrer uma gestação.

Em alguns casos acontece de forma espontânea, inclusive sem programar. Em outros, o acompanhamento médico é necessário, pois, mesmo ainda havendo produção de estrogênio e progesterona para liberar óvulo e preparar o útero, essa quantidade diminui e pode tornar mais difícil o processo.

Publicidade

Então, se você é uma mulher que já passou dos 40 anos e pretende engravidar, converse com seu ginecologista para fazer exames e avaliar essa possibilidade. Mesmo em casos de mulheres com problemas nas trompas, mas que ainda produzem óvulos e estão com o útero saudável, existe a possibilidade de fazer um tratamento para a fecundação in vitro.

Veja também: Celebridades que foram mães depois dos 40 anos

Dicas para a carne de porco nunca ficar seca

6 Dicas para a carne de porco nunca ficar seca

O jeito certo de tomar própolis pra aumentar a imunidade

Qual é o jeito certo de tomar própolis para aumentar a imunidade