ventilador para dormir faz mal
Crédito: Freepik
em

Dormir com o ventilador ligado faz mal para a saúde?

Tudo vai depender de como você usa o ventilador e de alguns outros cuidados simples

Para quem não tem ar-condicionado em casa, ou evita usá-lo com muita frequência, o ventilador é a melhor solução para os dias quentes e abafados. Porém, você já parou para pensar se dormir com o ventilador ligado pode fazer algum mal para a saúde? Essa é uma questão pertinente, e você vai saber os motivos agora, com os prós e contras.

Veja também: como limpar ventilador portátil e de teto com praticidade

Malefícios de dormir com o ventilador ligado

É verdade: dormir com o ventilador ligado a noite toda pode sim fazer mal à saúde, mas tudo depende de como já é a saúde de cada pessoa e de como o ventilador fica posicionado no quarto.

Problemas respiratórios

Pessoas que já sofrem com doenças respiratórias podem sentir o agravamento dos sintomas por dois motivos: o ventilador resseca o ar e acumula poeira, que pode ser liberada na direção das vias respiratórias. A solução é manter o ventilador sempre limpo e não deixá-lo ventilando diretamente sobre o corpo, mas sim, rebatendo na parede ou no teto, de um lado para o outro.

Ressecamento da boca e da traqueia

Da mesma forma que o vento direto sobre o rosto pode agravar problemas respiratórios, também causa secura no ar, deixando a boca e a traqueia ressecadas. A pessoa pode acordar mais vezes para tomar água, tendo seu sono interrompido, além de desenvolver tosse e irritação na garganta. Para solucionar, o quarto deve ser mantido aberto para circular o ar, e um umidificador de ambientes também ajuda a evitar o ressecamento.

Pele seca

Se as vias aéreas ressecam, o mesmo acontece com a pele, quando recebe vento constante sobre o corpo. Como resultado, podem surgir problemas dermatológicos, especialmente nas pessoas com predisposição a doenças como dermatites e psoríase. Mais uma vez a dica é evitar deixar o vento direto sobre o corpo e também usar cremes hidratantes antes de ir dormir.

Benefícios de dormir com ventilador ligado

Se você seguir as dicas anteriores de posicionamento do ventilador para evitar os malefícios de usar esse aparelho para dormir, dificilmente terá problemas. E, ainda mais, terá também os seguintes benefícios:

Ruído branco

Quando está ligado, um ventilador que está funcionando bem emite um ruído baixo e constante, que ajuda a pegar no sono, principalmente pessoas que têm dificuldade em conseguir dormir. O chamado “ruído branco” faz a pessoa se concentrar nesse som, como se fosse uma hipnose, e assim o cérebro adormece com mais facilidade.

Ar fresco

O principal motivo de se usar o ventilador no quarto é, claro, para ter um ar fresco e conseguir dormir melhor. Para isso, o ideal é deixar alguma porta ou janela abertas, pois se estiver tudo fechado o ar vai ficar mais abafado de qualquer maneira.

Repelente de mosquitos

Para os dias em que você não tiver veneno para mosquitos no quarto, nem tela nas janelas, a dica é colocar o ventilador ligado, de um lado para o outro, pois o vento ajuda a espantar os mosquitos. Evite deixar o vento parado sobre o corpo para prevenir todos os malefícios mencionados antes.

Redução da fadiga e aumento do relaxamento

Quando você tenta dormir em um ambiente muito quente, acaba ficando mais cansado e irritado, pois o corpo aumenta a temperatura e não relaxa. O frescor do ventilador equilibra a temperatura corporal e promove o bem-estar necessário para pegar no sono.

Veja também: como refrescar a casa no verão

Uma história de amor com quase 40 anos de diferença de idade

Uma história de amor com quase 40 anos de diferença de idade

moradora de rua de 59 anos tem novo começo

Transformação: moradora de rua de 59 anos tem novo começo