Dormir pelado é muito mais saudável
Crédito: Freepik

Dormir pelado é muito mais saudável. Veja o porquê!

Quer saber mais do que uma razão para dormir sem roupa? Então pode contar com uma pele mais jovem, menor risco de diabetes e outros fatores

Publicidade

Quando você opta por dormir pelado – isso mesmo, sem roupa alguma – ajuda o seu corpo a ficar mais jovem e saudável. E existem muitas razões para você começar a adotar essa prática, principalmente em um país tropical como o Brasil. Entenda melhor nesse artigo.

Dormir pelado é uma boa escolha

A temperatura do seu corpo oscila bastante durante a noite, normalmente ele fica mais frio quando acaba de dormir e mais quente quando se está quase acordando. Certamente, a roupa que você usa durante a noite pode alterar o funcionamento do controle de temperatura natural do seu organismo.

Muitas vezes o pijama faz calor, o que faz com que você acorde várias vezes durante a madrugada para ajeitar a roupa e a roupa da cama. O sono assim, em prestações, não deixa que o corpo e a mente relaxem por completo, acabando por causar cansaço logo de manhã. Além de não ser bom para nada, mas pode inclusive causar outros problemas como depressão, ansiedade e até excesso de peso.

Uma noite que você dorme pelado equivale a um sono mais fresco e tranquilo, que ajuda na produção de gorduras boas. Consequentemente, elas ajudam a queimar calorias no exercício físico, gerando calor corporal. Outra área que sempre deve estar fresca à noite, principalmente em mulheres, é a genital.

Dormir sem roupa pode ser benéfico também para a zona genital. Isso porque, a depender do tecido usado, a roupa abafa a região e faz com que mais bactérias se criem. Além disso, dormir sem roupas com o parceiro ou parceira, aumenta a produção de oxitocina. Ela ajuda a reduzir o stress e também a pressão arterial.

Publicidade

Estudos também aprovam

Pesquisadores australianos mostraram em um estudo que há relação entre problemas com insônia e a temperatura do corpo. O corpo vai se aquecendo aos poucos durante o sono, mas se aquecer demais, já era. A temperatura ideal é por volta dos 19 graus.

Outro estudo, dessa vez publicado pela revista científica NCBI, mostra que dormir em temperaturas menores pode reduzir o risco de diabetes. Isso porque, como já foi dito anteriormente, regula a produção de gorduras boas e certamente reduz a resistência à insulina. Além de diabetes, essa condição também ajuda a emagrecer e a evitar outras doenças metabólicas.

É clara a relação entre o aumento da temperatura corporal e noites mal dormidas. Uma outra pesquisa mostrou que, se você não dorme bem, seu coração também sofre. As chances de uma pessoa que não dormiu bem ter problemas cardiovasculares é três vezes maior do que as outras. E claro que o estudo também cita o aumento do risco de diabetes, comprovando o anterior.

Já deu para entender a importância de dormir pelado, certo? Então pode preparar a chave do quarto para dormir como veio ao mundo, com tranquilidade e sem surpresas. Assim, sua saúde como um todo, agradece.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM