o que fazer se só consegue dormir com calmante
Crédito: Freepik

Só consegue dormir com calmante? Veja o que pode ser e como resolver

Não se torne refém do medicamento. Descubra a causa da insônia e encontre um tratamento eficaz

Publicidade

O normal é se deitar na cama, em um horário mais ou menos parecido todos os dias, e dormir em alguns minutos ou até meia hora, pois o sono vem vindo gradualmente. Mas, muitas pessoas já nem sabem mais o que é isso. A única forma de conseguirem pegar no sono é com o efeito de um calmante. Qual será o problema e o que fazer para se livrar do medicamento?

As possíveis causas da insônia

Quem precisa de calmante para dormir sofre com insônia, é que é incapacidade de pegar no sono ou de se manter dormindo ao longo da noite. Os motivos para a insônia são bem variados, pois ela pode ser um sintoma ou a causa do problema.

Quando a insônia é um sintoma, geralmente ocorre em pessoas com ansiedade, depressão, estresse, transtorno obsessivo-compulsivo ou outros transtornos psiquiátricos e físicos.

A insônia é o resultado da dificuldade em se livrar dos pensamentos preocupantes. Esses pensamentos deixam o corpo tenso e impedem o relaxamento para que o sono venha.

Publicidade

Em tempos de pandemia, a insônia pode ser o efeito da mudança de rotina e do excesso de preocupações.

Quando a pessoa não se sente assim tão preocupada, mas simplesmente não sente sono, a insônia pode ser o próprio problema.

O que fazer para se livrar dos calmantes?

Dormir somente à base de medicamento não é saudável. O ideal é que a causa da insônia seja investigada para fazer um tratamento efetivo e conseguir se livrar do calmante. Às vezes o tratamento vai incluir calmantes, mas de uso temporário e combinado a outros tratamentos.

Então, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um psiquiatra, neurologista ou médico especialista em sono. O profissional fará exames para chegar ao diagnóstico e prescrever um tratamento adequado.

Publicidade

Nem sempre é preciso se tratar com medicação. Às vezes, a psicoterapia e a adoção de bons hábitos de saúde, inclusive da higiene do sono, são o suficiente.

Enquanto não chega o dia da consulta, já é possível adotar a higiene do sono para que o corpo comece a se acostumar com uma rotina mais saudável, que ajuda a trazer equilíbrio e a induzir o sono naturalmente. Veja o que pode fazer:

  • Estabeleça um horário regular para ir dormir e para acordar;
  • Se tem o hábito de fazer sestas, não exceda os 45 minutos de sono durante o dia;
  • Evite a ingestão excessiva de álcool 4 horas antes da hora de dormir, e não fume;
  • Evite o consumo de cafeína 6 horas antes da hora de dormir;
  • Evite comidas pesadas, picantes ou doces, 4 horas antes da hora de dormir;
  • Faça exercício regular, mas não imediatamente antes de se ir deitar;
  • Utilize roupa de cama e pijamas confortáveis;
  • Encontre um nível de temperatura agradável e mantenha o quarto bem ventilado;
  • Bloqueie todo o ruído que cause distração e elimine a luminosidade ao máximo;
  • Se não conseguir dormir em 20 ou 30 minutos, levante-se e vá fazer alguma coisa fora da cama;
  • Coloque para tocar os chamados white noises (ruídos brancos), que são os sons de chuva, de natureza, bem baixinho e relaxante.

PODE GOSTAR TAMBÉM