em

Estudante dorme com fones de ouvido e acorda surdo de um ouvido

O jovem só teve um ouvido atingido porque o outro fone se soltou durante a noite
Estudante dorme com fones de ouvido e acorda surdo de um ouvido
Crédito: Freepik

Um jovem de Taiwan, que não foi identificado pela equipe médica do Hospital Universitário que prestou atendimento, sofreu perda auditiva total em um dos ouvidos, depois de passar a noite ouvindo música com seus fones de ouvido.

Sua sorte foi que o outro fone saiu durante a noite, fazendo com que ele mantivesse ao menos um ouvido saudável. Usar fones de ouvido de forma incorreta é uma das formas de se desenvolver perda auditiva. Conheça melhor o caso.

Aqui você encontra:

Fone de ouvido causa surdez

Estudante dorme com fones de ouvido e acorda surdo de um ouvido entenda
Crédito: Freepik

Um estudante universitário da cidade de Taichung, em Taiwan, acordou sem ouvir absolutamente nada com um dos seus ouvidos.

Ele estava a noite com os fones, ouvindo música no celular, e acabou adormecendo, acordando no dia seguinte, sem ouvir muito bem. Para sua sorte, durante a noite, um dos fones caiu e deixou o ouvido livre, fazendo com que o problema fosse em somente um dos lados.

Ele foi para o hospital universitário da cidade, buscando uma solução e começou um tratamento que levou cinco dias para surtir efeito.

Sua audição foi retornando aos poucos, devido ao atendimento rápido. Se ele tivesse demorado a buscar ajuda médica, poderia comprometer seriamente sua audição. Essa é a opinião do Dr. Tian Huiji, médico responsável pelo Departamento de Otorrinolaringologia, que recomenda fortemente que não se durma com fones nos ouvidos, principalmente os intra-auriculares.

Por que não se deve dormir com fones de ouvido

Estudante dorme com fones de ouvido e acorda surdo de um ouvido não dormir de fones
Crédito: Freepik

De acordo com Dr. Huiji, ouvir música alta no fone à noite é muito pior do que durante o dia. Isso acontece pois a circulação sanguínea está mais lenta, fazendo com que as células ciliadas não cumpram devidamente o seu trabalho de proteção, pois estão recebendo menos sangue.

Essa condição é um agravante para o desenvolvimento de surdez súbita, levando muitas pessoas a perderem a capacidade auditiva, mesmo que lentamente.

Qual é o pior tipo de fone?

O médico afirmou ainda que os fones intra-auriculares são muito piores do que aqueles que ficam só do lado de fora do ouvido, pois não deixam que parte da vibração se dissipe. Além disso, quanto mais próximo do ouvido, maior é o dano. Os headphones ficam do lado de fora, cobrindo a orelha.

Já os intra-auriculares, como o próprio nome já diz, ficam dentro da orelha, junto ao ouvido, que absorve a grande maioria das ondas sonoras, independente da intensidade das mesmas.

Como ocorre a surdez

As células ciliadas são responsáveis pela decodificação entre ondas sonoras e sinais elétricos traduzidos posteriormente pelo cérebro, interpretados como sons. Se elas se danificam, ocorre a perda auditiva, podendo ser temporária ou permanente, desequilibrando o sistema.

Em sua orelha tem uma estrutura bem ao fundo chamada cóclea, que contém mais de 15 mil pequenos pelinhos ou células ciliadas sensoriais, responsáveis por captar os sons, que são extremamente frágeis e propensas a danos.

A pior parte é que elas não têm a capacidade de regeneração, sofrendo danos permanentemente, o que causa a perda auditiva. Se você aumentar o som de 3 para 6 decibéis, vai dobrar também a intensidade do dano nas células ciliadas.

Então pense duas vezes antes de aumentar aquele áudio no WhatsApp, a série na Netflix ou até mesmo as suas músicas favoritas no celular e cuide melhor da sua saúde auditiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dez alimentos ricos em ferro
15 Alimentos ricos em ferro para evitar o consumo de carne
Sintomas de glicose alta
11 Sintomas de glicose alta