dor psicológica
Crédito: Freepik

Sentir dor psicológica é possível?

Conheça algumas dores físicas que podem ter causa dentro da sua mente

Publicidade

Você sabia que, muitas vezes, a origem de algumas dores não é física? Sua mente é totalmente vinculada ao seu corpo, podendo gerar dores e doenças psicossomáticas. Veja quais são as principais causas da dor psicológica e fique alerta aos sinais que sua mente dá.

5 Dores que podem ter origem no psicológico

Muitas pessoas lutam por muito tempo para descobrir a causa de problemas que nenhum exame identifica. O que elas não sabem é que se tratava de doenças psicossomáticas, que têm origem nos problemas do dia a dia. Veja quais são as principais e fique atento ao que acontece no seu corpo e mente.

Zumbidos

Um som constante ou repetitivo, como zumbidos, pode incomodar muito, mesmo que mais baixos. Certamente, ele pode ter origem na estrutura física do ouvido. Como por exemplo, quando há alguma malformação vascular, excesso de ruído ou até mesmo uma infecção no local. Porém, há outras vezes em que eles têm origem não na parte física, mas sim emocional. Normalmente, ele está relacionado ao estresse, em pessoas saudáveis em ambos os aspectos.

Dor nas costas

A dor nessa região específica pode ocorrer por diversos motivos, entre eles uma postura inadequada, esforço ou desvios. Porém, a tensão resultante de batalhas travadas na mente pode levar a dores nas costas também. Quando a pessoa está triste, desanimada, tende a ficar mais tempo em casa e sem energia para praticar esportes. Isso pode também agravar o quadro, intensificando a dor psicológica já existente.

Publicidade

Articulações doloridas

Quem sente dor nas articulações provavelmente vai perceber em algum tempo, certo inchaço na região. Além disso, pode também ficar aquecida e vermelha, indicando que uma inflamação foi instalada. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que está estritamente relacionada à condição da mente. Ela pode atingir as articulações, cartilagens e até ossos, a depender da intensidade do problema.

Problemas estomacais

Esse é um clássico que até os médicos de épocas menos favorecidas já sabiam. Eliminando causas estritamente físicas, como a contaminação pela H.Piylori ou algum mal funcionamento, a causa pode ser psicossomática. Além disso, não apenas o estômago sofre com o estresse e outras mazelas da mente. Por exemplo, a pessoa pode sofrer com diarreia também, envolvendo assim todo o sistema gastrointestinal.

Dor de cabeça

Outro problema relacionado à condição da mente por longo prazo, a dor de cabeça pode, sim, se manifestar em condições extremas. Preocupação, estresse, solidão, tristeza e muitos outros sentimentos podem dar origem ao problema. Ele pode ser desde uma simples e persistente cefaleia, ou até uma enxaqueca.

Porém, é importante lembrar que somente um médico pode diagnosticar o que realmente está acontecendo com você. Então, se estiver sentindo qualquer um desse sintomas, marque uma consulta com um clínico geral e elimine qualquer possibilidade física. Se não encontrar, vá ao seu psicólogo de confiança e encontre ferramentas para lidar melhor com o dia a dia.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM