o que pode ser Dor na bexiga
Crédito: Freepik

Dor na bexiga: o que pode ser?

A dor na bexiga costuma vir acompanhada de outros sintomas. Veja as principais causas e o que fazer.

Publicidade

Sentir dor na bexiga não é normal. Ao primeiro sintoma é comum pensar na infecção urinária, que é uma das causas que acomete com frequência, principalmente as mulheres. Mas existem outras doenças que têm como sintoma a dor na bexiga. Veja quais são.

Síndrome da bexiga dolorosa

Essa síndrome é uma inflamação ou irritação da parede da bexiga, nem sempre com uma causa esclarecida. Além da dor na bexiga, a pessoa pode sentir ardência ou dor para urinar, dificuldade para urinar, dor na hora do sexo e vontade de urinar várias vezes durante o dia e a noite.

É comum confundir com a infecção urinária porque os sintomas são parecidos, então, é importante ir ao médico fazer exames antes de tomar remédios desnecessários e não melhorar.

O tratamento é feito com analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, mas também é importante reconhecer e evitar as causas das crises, que podem aparecer por estresse e ansiedade, abuso de cigarro, café, álcool, chá preto e alimentos ácidos.

Publicidade

Inflamações na bexiga

As inflamações na bexiga podem ser causadas por endometriose vesical, uso de certos medicamentos (como quimioterápicos), uso prolongado de sonda vesical, câncer na bexiga que provoca lesões no órgão, alterações na próstata ou causas imunológicas.

Ao sentir qualquer alteração na bexiga, como dor, inchaço, dificuldade para urinar ou conter a urina, e alteração estranha na cor da urina, deve consultar seu médico para fazer exames. O tratamento, nesse caso, vai depender da causa identificada da inflamação.

Bexiga neurogênica

Essa é uma disfunção na capacidade de relaxar e contrair a bexiga e as vias urinárias. Sua causa é neurológica, que dá origem à incontinência urinária, sensação de esvaziamento incompleto na urina e dor na barriga.

A bexiga neurogênica pode ser hiperativa (a bexiga se contrai com facilidade, causando urgência para urinar em horários inapropriados) ou hipoativa a bexiga não consegue se contrair voluntariamente, e acumula urina).

Publicidade

O tratamento médico é feito de acordo com os sintomas de cada paciente, podendo ser feita fisioterapia para fortalecimento do assoalho pélvico, remédios como oxibutinina ou tolterodina, passagem de sonda vesical ou, em alguns casos, cirurgia.

Pedra nos rins

Se fala pedra nos rins, mas esses cálculos podem se formar em qualquer parte das vias urinárias, como ureteres, uretra ou bexiga. A pessoa nessa condição sente dor forte ao se movimentar, podendo ter sangue na urina e náuseas.

O médico urologista vai recomendar o tratamento de acordo com a quantidade e tamanho das pedras, e com o estado de saúde do paciente. É importante beber muita água para facilitar a expulsão das pedrinhas pequenas através da urina. Quando as pedras são grandes, pode-se fazer sua quebra e extração via cirurgia laparoscópica, sem grandes cortes.

Publicidade

Pode ser gravidez?

Quando a mulher já sabe que está grávida, pois a barriga já está visível, é comum ter crises de infecção urinária. Então, a dor na bexiga não vai ser causada pela gestação em si, mas pela infecção que é comum na gravidez.

Mais tarde, no final da gestação, também é comum sentir um incômodo na bexiga e muita vontade de fazer xixi o tempo todo, pois o útero está pressionando a bexiga e ela passa a não tolerar um enchimento completo para precisar ser esvaziada.

Nesses casos, a gestante deve manter as consultas periódicas com o obstetra, manter-se bem hidratada, usar roupas confortáveis, fazer uma higiene íntima adequada e descansar bastante.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM