em

AmeiAmei FofoFofo

Dor de esporão no calcanhar: 10 dicas para aliviar o desconforto

Confira como aliviar esse desconforto que atinge muitos atletas e mulheres que usam salto demasiadamente

Crédito: Pexels

Sentir dor de esporão no calcanhar é um problema muito comum, principalmente no caso de pessoas que trabalham ou permanecem em pé durante longos períodos. Também pode estar relacionado ao tipo de sapatos (não adequado ou com saltos altos), excesso de peso (sobrecarga nos pés), aumento de intensidade em atividades físicas de impacto ou e até mesmo por uma pisada torta.

Como aliviar a dor de esporão no calcanhar

Uma dor intensa e constante, localizada no calcanhar e sola do pé, logo após alguma atividade física ou depois de acordar. Mas atenção, nem toda a dor sentida na região do calcanhar pode ser esporão! Portanto, lembre-se de consultar um médico para o correto diagnóstico e tratamento:

1. Vinagre de maçã

Aplicar vinagre de maçã também é eficaz para aliviar a dor de esporão no calcanhar. Neste caso, o ideal é fazer uma compressa (com gaze) enxarcada no vinagre. Cubra todo o calcanhar e, se possível enrole uma faixa ou calce uma meia grossa para deixar o produto atuar.

2. Óleo de coco

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Brasul Run

A massagem do calcanhar com óleo de coco é conhecida por ser um alivio eficaz contra a dor de esporão no calcanhar, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. Basta aquecer o óleo de coco (para que derreta e fique apenas morno) e aplicar na pele para massagem.

3. O gelo

Pegue em alguns cubos de gelo e aplique por cerca de 15 minutos para aliviar a dor. Cuidado para não colocar o gelo direto em contato com a pele (pode queimar). Esse tipo de compressa fria ajuda a reduzir, também, processos inflamatórios no local.

4. Palmilha de silicone

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Submarino

Essa pode ser uma alternativa para aliviar a dor que você sente, diariamente. O silicone ajuda a reduzir a pressão causada pelo peso do próprio corpo. Se possível, procure por aquelas palminhas que possuem um “buraco” no meio, onde está localizado o esporão. Dessa forma todo a sola do pé fica apoiada e a região da dor, fica sem nenhum contato ou pressão.

5. Alongamento da ponta dos dedos

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Pés Sem Dor

Essa dica é super simples e pode ser realizada em qualquer lugar para aliviar o sintoma. Para isso, basta fazer um alongamento, no qual você puxa as pontas dos dedos dos pés para cima, durante 20 segundos.

6. Use uma escada

Calma, não é para ficar subindo e descendo os degraus! Para aliviar a dor de esporão no calcanhar você só precisa colocar o pé, com a parte superior do peito dele no degrau de cima e alongar. Basicamente o inverso do alongamento anterior.

7. Bola de tênis / massagem

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Mercado Livre

É surpreendente como o uso de uma simples bola de tênis pode contribuir para a redução do incomodo. Fique descanço, coloque a bola no chão e massageie a planta do pé, pisando na bola e rolando para frente e para trás.

8. Óleo de amêndoa

Aplicar óleo de amêndoa quando sentir dor de esporão no calcanhar ajuda a aliviar o desconforto. Basta fazeruma atuomassagem ou pedir para que alguém ajude, pressionando e aliviando a tensão do local.

9. Faça um escalda pés

dor de esporão no calcanhar
Crédito: Jennifer Gabriely

O escalda pés consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água quente com o objetivo de aliviar a dor de esporão no calcanhar. Cuidado para não queimar a pele. Acrescentar um pouco de sal na água pode ajudar no processo. Em seguida, coloque uma compressa fria no local. O choque térmico também promove o alívio.

10. Espinafre

Faça um cataplasma de espinagre e aplique para aliviar o problema. Utilize 10 folhas, amasse-as bem, dormando uma pasta e coloque numa gaze. Aplique no local e deixe atuar por aproximadamente 20 minutos.

Se você achou úteis essas dicas, compartilhe!

2 Comments

Leave a Reply
  1. DR: quero saber quem tem artrose na coluna de L 1 a S1, se eu posso fazer hidro ginastica, tenho muita dor, se não puder o pq?? obrigada.

    • Olá Edna, este tipo de informação não somos capazes de lhe responder. Indicamos assim que procure por um médico especialista para que ele possa avaliar o seu problema e indicar a melhor atividade física e/ou tratamento adequado para o seu bem estar. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

coisas que os homens gostam de ouvir

7 Coisas que os homens gostam de ouvir

ideias de marmita fitness

Ideias para preparar sua marmita fitness