doce de leite azedo
Crédito: Freepik
em

Receitas de doce de leite azedo para fazer em casa

Conhecido por doce de leite talhado, doce de leite coalhado, cachorrada ou ambrosia, ele pode levar ovo ou não

O doce de leite azedo é consumido em todas as regiões do Brasil. Ele pode ser conhecido por doce de leite talhado, doce de leite coalhado, cachorrada ou ambrosia, e pode levar ovo ou não. É um doce dos tempos das vovós que tem gostinho de infância.

A diferença do doce de leite tradicional e do doce de leite azedo é que ele é feito com leite talhado e isso resulta em um doce de leite com “gruminhos”. Mas pode ficar tranquilo que o leite talhado usado não está estragado e não vai fazer mal para você e sua família. Experimente uma dessas receitas para se deliciar e surpreender a família.

Veja também: receitas de arroz doce com doce de leite para fazer em casa

Como fazer doce de leite coalhado

O preparo desse popular manjar dos deuses é bem simples, leva pouco ingredientes, além de ser barato. Antigamente ele era conhecido como “espera marido”, já que a receita poderia levar 2 horas para ficar pronta.

O doce de leite azedo pode ser usado no lugar do doce de leite tradicional em várias receitas, como bolos e tortas, e também pode ser servido sozinho ou com um pedaço de queijo branco para acompanhar.

1. Receita simples

doce de leite azedo simples
Crédito: Mauro Holanda

Essa é a receita simples, usando limão para talhar o leite. Ela leva cerca de 45 minutos para ficar pronta e é fácil de fazer. Rende 4 porções de 294 calorias cada. Uma ótima opção de sobremesa para almoços e aniversários, pode servi-la porções pequenas em copinhos de brigadeiro e decorar a mesa do bolo.

Conheça a receita: versão simples

2. Com leite condensado

doce de leite azedo com leite condensado
Crédito: Maria Viana

Aqueles que amam leite condensado e um doce bem doce vão adorar essa opção. A receita é muito parecida com a simples, só o leite condensando que é diferente. Muito fácil de fazer e demora cerca de duas horas para ficar pronta.

Veja o passo a passo: receita com leite condensado

3. Receita vegana e diet

doce de leite azedo vegano
Crédito: Unimed

Os veganos também podem se deliciar com o doce de leite coalhado e como ela é feita com adoçante ou açúcar demerara. é boa para quem está de dieta. Essa versão demora cerca de 30 minutos para ficar pronta e utiliza tofu e castanha de caju. Mas se desejar um sabor mais intenso pode colocar também canela, cravo, baunilha, limão e laranja, como desejar.

Para quem tem restrições alimentares: receita vegana e diet

4. Ambrosia tradicional

doce de leite azedo ambrosia
Crédito: Mariscakes.net

Para quem deseja comer uma receita tradicional de ambrosia, vale a pena fazer essa receita em casa. A grande diferença nessa é que ela vai ovo, baunilha, canela e uvas passas (opcional). O rendimento é de 8 porções e o preparo leva cerca de 45 minutos.

Não deixe de experimentar: ambrosia tradicional

preso injustamente

Preso injustamente luta por indenização depois de ter contraído HIV em estupro na cadeia

tratamentos com óleo de coco

7 Tratamentos com óleo de coco para um corpo mais bonito e saudável