O doce de leite azedo é consumido em todas as regiões do Brasil. Ele pode ser conhecido por doce de leite talhado, doce de leite coalhado, cachorrada ou ambrosia, e pode levar ovo ou não. É um doce dos tempos das vovós que tem gostinho de infância.
A diferença do doce de leite tradicional e do doce de leite azedo é que ele é feito com leite talhado e isso resulta em um doce de leite com “gruminhos”. Mas pode ficar tranquilo que o leite talhado usado não está estragado e não vai fazer mal para você e sua família. Experimente uma dessas receitas para se deliciar e surpreender a família.
Veja também: receitas de arroz doce com doce de leite para fazer em casa
Como fazer doce de leite coalhado
O preparo desse popular manjar dos deuses é bem simples, leva pouco ingredientes, além de ser barato. Antigamente ele era conhecido como “espera marido”, já que a receita poderia levar 2 horas para ficar pronta.
O doce de leite azedo pode ser usado no lugar do doce de leite tradicional em várias receitas, como bolos e tortas, e também pode ser servido sozinho ou com um pedaço de queijo branco para acompanhar.
1. Receita simples
Essa é a receita simples, usando limão para talhar o leite. Ela leva cerca de 45 minutos para ficar pronta e é fácil de fazer. Rende 4 porções de 294 calorias cada. Uma ótima opção de sobremesa para almoços e aniversários, pode servi-la porções pequenas em copinhos de brigadeiro e decorar a mesa do bolo.
Conheça a receita: versão simples
2. Com leite condensado
Aqueles que amam leite condensado e um doce bem doce vão adorar essa opção. A receita é muito parecida com a simples, só o leite condensando que é diferente. Muito fácil de fazer e demora cerca de duas horas para ficar pronta.
Veja o passo a passo: receita com leite condensado
3. Receita vegana e diet
Os veganos também podem se deliciar com o doce de leite coalhado e como ela é feita com adoçante ou açúcar demerara. é boa para quem está de dieta. Essa versão demora cerca de 30 minutos para ficar pronta e utiliza tofu e castanha de caju. Mas se desejar um sabor mais intenso pode colocar também canela, cravo, baunilha, limão e laranja, como desejar.
Para quem tem restrições alimentares: receita vegana e diet
4. Ambrosia tradicional
Para quem deseja comer uma receita tradicional de ambrosia, vale a pena fazer essa receita em casa. A grande diferença nessa é que ela vai ovo, baunilha, canela e uvas passas (opcional). O rendimento é de 8 porções e o preparo leva cerca de 45 minutos.
Não deixe de experimentar: ambrosia tradicional