em

10 Receitas de doce de laranja para dar água na boca

Aproveite quando a fruta estiver docinha para fazer essas receitas para toda hora
doce de laranja
Crédito: Freepik

Seja em época de safra ou não, a laranja é uma fruta sempre fácil de encontrar e tem custo acessível. Além de rica em nutrientes, ela é uma delícia e muito versátil, podendo ser utilizada tanto em receitas salgadas quanto doces. Uma das opções mais gostosas é o doce de laranja, com suas diversas opções.

Aprenda a fazer 10 formas diferentes em casa mesmo, desde os mais simples, até mais complicadas ou na versão cristalizada – aquela com a casquinha de açúcar. Aproveite para descobrir mais sobre esse universo, testando receitas com as mais tradicionais ou mesmo com a laranja amarga.

Aqui você encontra:

Como fazer doce de laranja: 10 receitas

Muitas dessas receitas podem ser consumidas puras, como uma deliciosa sobremesa ou em acompanhamento a sorvetes, bolos, mousses e afins. Ficam excelentes também para dar aquele toque especial no molho para o frango ou peixe, especialmente o salmão. A maior parte dos doces fica melhor se feita com a laranja com a casca mais grossinha, a não ser que peça o contrário. Veja como preparar!

Veja também: receitas de compotas deliciosas e fáceis de fazer

1. Doce de laranja pera

doce de laranja pera
Crédito: GShow

Essa receita leva a laranja pera, que é a mais comum no Brasil, fácil de achar em qualquer mercado ou feira livre. É aquela com a casca mais fininha, boa para fazer suco, normalmente com bastante caldo e bem docinha. Para preparar, vai precisar de laranjas, açúcar, água e limão. Quer saber a melhor parte? Fica pronto em apenas 20 minutos!

Para fazer em casa: receita com laranja pera

2. Compota

doce de laranja compota
Crédito: GShow

Essa é perfeita para acompanhar desde o sorvetinho da tarde, quanto aquela noite de queijos e vinhos (tente com uma fatia de queijo camembert e veja que delícia, com um vinho branco ou rosê). A receita rende bastante, então se quiser fazer um pouco menos, basta reduzir proporcionalmente os ingredientes. Para preparar, vai precisar de 1 kg de laranjas, água, açúcar, cravo e canela.

Para fazer em casa: receita de compota

3. De casca de laranja

doce de laranja casca
Crédito: GShow

Faça essa receita com o que sobrar das laranjas que viraram suco no almoço e nunca mais desperdice o que poderia se tornar uma das sobremesas mais gostosas do seu dia. Também muito fácil de preparar, sendo o único ponto mais chatinho a necessidade de tirar a parte que contém os baguinhos da laranja, deixando somente a casca e o bagaço branco. Vai precisar somente de laranja, açúcar e cravo.

Para fazer em casa: receita com a casca

4. Laranja kinkan

doce de laranja kinkan
Crédito: Tudo Gostoso

Esse doce de laranja kinkan – ou como é mais conhecida: laranjinha – é não somente gostoso, mas também muito lindo. Ficam pequenas bolinhas em uma calda caramelada, perfeito para colocar na compoteira e deixar sua mesa ainda mais charmosa. Para preparar essa delícia, vai precisar de 20 laranjinhas, água, açúcar e cravo-da-índia.

Para fazer em casa: receita com laranja kinkan

5. Em barra

doce de laranja em barra
Crédito: Petit Chef

Para uma versão de corte, formando uma barra, prepare essa receita super versátil, bonita e saborosa. Fica perfeita também para a noite de queijos e vinhos, harmonizando com queijos suaves, pimentas e afins. O preparo é bem mais elaborado do que nas outras versões, sendo necessário um tacho para tal. Os ingredientes, porém, são simples, somente laranja e açúcar.

Para fazer em casa: receita em barra

6. Com rapadura

doce de laranja com rapadura
Crédito: Uai

Outra receita mais elaborada, essa precisa de alguns dias para ficar pronta, com toda paciência e carinho da culinária mineira. Apesar do tempo, o resultado vai compensar o esforço, sendo um doce tradicional e característico da região. Ele é feito com rapadura ao invés de açúcar, o que dá um sabor especial, além é claro, do tacho de cobre. Para preparar, vai precisar de laranja, rapadura, água, cravo e canela.

Para fazer em casa: receita com rapadura

7. De laranja amarga

doce de laranja amarga
Crédito: Na Cozinha da Margô

Outra receita que leva algum tempo para ficar pronta, para tirar o amargor do fruto, conhecido por ser intragável quando in natura, porém, fazer um doce único e especial. Interessante é que se vai aproveitar tudo da laranja, exceto as sementes que serão retiradas. Também deve ser feito de véspera, pois passa 24 horas de molho, trocando a água. Para fazer, precisa de laranja, água, açúcar e cravo.

Para fazer em casa: receita com laranja amarga

8. Marmelada de laranja

doce de laranja marmelada
Crédito: Postigo dos Meus Doces

Por mais que o nome  da receita seja estranho, já que marmelada é de marmelo, a textura fica similar, porém um pouco mais cremosa. Como grande diferencial, ela leva também limão em sua composição, diferentemente das mais tradicionais, sendo também fácil de preparar, inclusive por quem não tem experiência. Para a receita, vai precisar de laranja, açúcar, canela, água e limão.

Para fazer em casa: doce estilo marmelada

9. Geleia com gengibre

doce de laranja com gengibre
Crédito: Receitas iG

A receita de geleia de laranja com gengibre é simplesmente perfeita para acompanhar assados, tortas, bolos, sorvete e até para aquela colherada rápida, depois do almoço. Se você quiser, ela pode ser feita com pedacinhos ou mais lisa, modificando somente o tamanho das tiras de casca de laranja usadas. Para o seu preparo, vai precisar de laranja, limão, açúcar, canela e gengibre fresco.

Para fazer em casa: geleia com gengibre

10. Casca de laranja cristalizada

doce de laranja casca cristalizada
Crédito: Conheça Minas

Possivelmente, a melhor receita ficou para o final. Quando você provar uma dessas tirinhas dos céus, não vai conseguir parar tão cedo. Por mais que seja uma delícia, é bom tomar cuidado com o açúcar, pois recebe uma deliciosa camada em volta, ficando tentadora. Prepare também de véspera, pois demora a secar. Vai precisar de laranja, água e açúcar.

Para fazer em casa: doce de casca cristalizada

Menino de 7 anos salva primo engasgado
Menino de 7 anos salva primo engasgado
Mudanças climáticas podem acabar com a civilização até 2050
Mudanças climáticas podem acabar com a civilização até 2050