em

Como dividir tarefas domésticas e melhorar a vida de casal

As tarefas domésticas são de responsabilidade de todos que vivem na casa. Simples assim
dividir tarefas domésticas
Crédito: Freepik

Por uma questão cultural, muitas mulheres ainda sentem-se na obrigação de serem responsáveis por todas as tarefas domésticas. Mesmo que trabalhem fora, em uma jornada igual a do marido, elas chegam em casa e ficam mais algumas horas organizando tudo. A verdade é que seria muito mais vantajoso para o casal dividir tarefas domésticas.

Você pode estar pensando que para o homem não seria mais vantajoso, já que se ele não precisa fazê-las, teria o trabalho de começar a fazer. E a vantagem de ter mais tempo livre com a esposa e vê-la menos cansada e estressada? Certamente faria muita diferença na vida a dois.

A importância de dividir tarefas

qual é a importância de dividir tarefas domesticas
Crédito: Freepik

Dividir tarefas domésticas é uma questão de bom senso e hábito. Sobretudo, é importante ter a consciência de que não existe tarefa de homem ou de mulher. Existe a necessidade de viver em um ambiente limpo, organizado e funcional.

Para alguns casais, primeiro é necessário desconstruir a ideia antiga de que só a mulher sabe cuidar da casa. Já passou o tempo em que todos os homens trabalhavam fora enquanto todas as mulheres ficavam cuidando dos filhos e do lar.

Não quer dizer que esse estilo de vida esteja errado, pelo contrário. Cada casal deve determinar o que for melhor para sua família, mas se os dois trabalham fora, é importante que as tarefas domésticas não sejam todas de responsabilidade de um só.

Quando isso acontece, a pessoa sobrecarregada acaba por se sentir constantemente cansada, frustrada, atrasada e ansiosa. Afinal de contas, não existe qualquer dificuldade em lavar a louça, varrer a casa e estender a roupa no varal.

O problema está em ter que fazer tudo sozinha. Então por que não colaborar? Principalmente hoje em dia em que há eletrodomésticos para fazer tudo de forma automática.

Portanto, a importância de dividir tarefas domésticas está em ter empatia pelo outro. Fazer questão de vê-lo mais tranquilo, menos cansado e com mais tempo para cuidar de si mesmo e se dedicar ao relacionamento.

A mulher que tem um marido que compreende isso e faz questão de ser responsável por determinados cuidados com o lar, certamente sente mais paixão e admiração por ele.

4 Dicas para dividir as tarefas domésticas

dicas de como dividir tarefas domesticas
Crédito: Freepik

Mesmo quando o marido aceita a divisão de tarefas, pode ser que ele não saiba fazer o que sua esposa faz, ou não tenha a mesma habilidade. Como tudo na vida, é uma questão de prática. Então, os dois precisam saber que vai haver uma fase de adaptação, e para isso, vai ser necessário paciência, persistência e compreensão. Veja como facilitar esse processo:

1. Divisão justa das tarefas

O primeiro passo para dividir tarefas domésticas é sentar e determinar o que cada um prefere fazer. É justo, pois assim, o que um preferir fazer, será feito com mais agilidade e perfeição. Ao menos essa é a ideia.

Então, se o marido prefere lavar a louça, colocar a roupa para lavar, trocar os lixos e dar banho nas crianças, ótimo. Ele vai assumir essa responsabilidade sem deixar para depois. Conforme se habituar com isso, poderá assumir mais tarefas até que a divisão esteja equilibrada.

2. Criar um cronograma

Para quem já está acostumado com a rotina das tarefas domésticas, não precisa de cronograma, mas no início é interessante fazer um em uma folha bem grande e pendurar na porta da geladeira para não ter esquecimentos.

Então, esse cronograma pode ser dividido pelos dias da semana, com anotações do que precisa ser feito em cada dia. Se necessário, com os horários também. Pode inclusive ser um cronograma exclusivo do marido (considerando que é ele o aprendiz). Assim ele não corre o risco de confundir suas tarefas com as da esposa.

3. Ter comprometimento

Tudo bem que nas primeiras vezes pode ser necessário dar aquela lembrada de que a máquina já acabou de bater e precisa estender a roupa para não ficar com cheiro ruim. Quem já é acostumado, fica ouvindo a máquina bater lá no fundo da mente enquanto faz outras coisas e percebe quando ela termina o serviço. Mas quem não está, não vai perceber.

Mesmo assim, precisa haver o comprometimento diário em colaborar sem precisar ser avisado. Só quando a pessoa não precisa mais ser avisada e faz tudo na hora sem deixar para depois é que o processo começa a ser eficiente.

A organização da casa tem hora para acontecer, não pode deixar a louça para a manhã seguinte num dia de semana, pois assim aquela sensação de vida bagunçada nunca termina e isso impacta na produtividade do dia a dia.

4. Cuidados para não afetar a vida amorosa do casal

Assim como o marido aprendiz precisa ter comprometimento, a esposa precisa ter paciência e cuidado com as cobranças. É possível cobrar sem gritar, sem xingar e sem ser chata. Várias vezes, se preciso for.

Todo esse processo de dividir tarefas domésticas é para ser positivo e para unir ainda mais o casal, não o contrário. Então procure colaborar, ser gentil, cada um cumprindo com a sua parte como foi combinado.

Nada de ficar jogando frustrações no outro quando algo falhar. O diálogo pacífico é sempre a melhor solução. Depois, é só colher os frutos de uma relação mais leve, sem sobrecargas físicas e emocionais. Se o casal estiver disposto, será uma mudança maravilhosa e fácil de fazer.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

guia escova progressiva
Guia completo da escova progressiva
ejaculação frequente reduz o risco de câncer de próstata
Ejaculação frequente reduz o risco de câncer de próstata