em

Conheça e saiba diferenciar caxumba e meningite

As duas doenças, embora muito diferentes, possuem sintomas muito parecidos

A meningite, em especial a causada por uma bactéria, é algo muito sério, e pode levar o paciente a óbito dentro de alguns dias, se não for devidamente diagnosticada e tratada. Infelizmente, os registros dessa doença aumentaram de forma assustadora nos últimos tempos.

Para diminuir os tristes números de pacientes fatais – ou que escaparam por muito pouco – dessa doença, é preciso estar muito atento aos sinais. Os sintomas da meningite são a febre alta, cabeça dolorida e uma sensação persistente de mal estar. Só que esses sintomas são bem parecidos com os sintomas da caxumba, outra doença que teve um surto há pouco tempo.

Mas o que é a meningite?

Trata-se de uma inflamação na membrana que cobre e protege o cérebro, e pode ser causada por bactéria, vírus ou por um fungo. A forma mais grave desse mal é a causada por uma bactéria, onde 1 em cada 4 pacientes acabam por falecer. Sem contar que ela pode deixar sequelas como perda parcial ou total da visão, alterações neurológicas e perda da audição. A meningite causada por um vírus (e muitas vezes não se sabe qual foi o vírus responsável pela doença) é bem mais fraca que a bacteriana, e não deixa nenhum tipo de dano.

E a caxumba?

É uma doença causada por um vírus, onde os sintomas principais são a febre, o inchaço característico em uma ou mais glândulas salivares.

Nesse surto de caxumba, adolescentes e pessoas com até 30 anos são as mais propensas a contraírem a doença pois, em sua maioria, não têm as duas doses da vacina.

O contágio

Ambas as doenças podem ser transmitidas pela saliva e, por isso, todo cuidado é pouco. Se há um infectado em uma família ou grupo de amigos, itens como prato, garfo e copo não devem, sem hipótese alguma, ser compartilhados.  Essas doenças podem ser passadas quando fica-se a um metro do infectado, contanto que a saliva seja inalada ou engolida.

Fique de olho nos sintomas, para conseguir o melhor diagnóstico e tratamento dessas doenças a tempo!

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Diga adeus para a tosse e o muco acumulado
Aprenda como fazer uma bolsa para guardar seu material de costura