diferenças de sintomas covid e gripe
Crédito: Freepik
em

Como saber a diferença entre gripe e covid-19

Não tem como ter certeza absoluta sobre as diferenças, porque essas doenças podem provocar sintomas de variadas intensidades em cada pessoa

Com a chegada do inverno, mesmo evitando os lugares cheios de pessoas, os vírus da gripe e do resfriado atacam com mais frequência. E aí, no meio dessa pandemia de coronavírus, começa a confusão para identificar o que é gripe ou resfriado e o que é covid-19, já que alguns sintomas são semelhantes.

Diferenças de sintomas entre covid-19 e gripe ou resfriado

Desde o início da pandemia, quando surgiram os primeiros alertas e orientações de cuidados para prevenir o novo coronavírus, já se falava sobre como saber a diferença entre gripe e covid-19. Então, o Ministério da Saúde divulgou um material que explica quais são os sintomas e de coronavírus, de resfriado e de gripe.

tabela sintomas gripe, resfriado e covid
Crédito: Ministério da Saúde

Ordem cronológica dos sintomas em cada doença

Além desse material do Ministério da Saúde, também é interessante prestar atenção na ordem cronológica dos sintomas, ou seja, quais surgem primeiro. Investigadores da Universidade da Califórnia do Sul (USC) estudaram os casos de 55.924 pacientes chineses afetados por covid-19 e fizeram uma lista cronológica dos sintomas observados em cada paciente.

Essa lista serve como apoio para identificar se os sintomas podem ser de covid-19 ou de gripe. Veja as diferenças consideradas padrão, mas leve em conta que os sintomas de cada uma dessas doenças podem ser bem variados em cada pessoa.

Sintomas de covid-19

1º – Febre
2º – Tosse
3º – Dor de cabeça, garganta ou dores musculares
4º – Náusea e/ou vômito
5º – Diarreia

Sintomas de gripe ou resfriado

1º – Tosse ou dor muscular
2º – Dor de cabeça
3º – Dor de garganta
4º – Febre
5º – Náusea e/ou vômito

Não descuide

Essas listas com sintomas e sua ordem cronológica apenas ajudam a pensar que pode ser uma doença ou outra. Porém, não é possível ter certeza e, depois que estiver curado, descuidar da saúde, achando que está imune ao coronavírus. A pandemia continua forte no Brasil, e os cuidados com o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos precisam ser mantidos.

receitas de sobremesa sem açúcar

7 Receitas deliciosas de sobremesas sem açúcar

receitas para um almoço de domingo prático e barato

7 Receitas para um almoço de domingo rápido e barato