diferenças de sintomas covid e gripe
Crédito: Freepik

Gripe ou Covid? Como saber a diferença entre as doenças

Não tem como ter certeza absoluta sobre as diferenças, porque essas doenças podem provocar sintomas de variadas intensidades em cada pessoa

Publicidade

Em meio à pandemia de coronavírus, volta e meia surge a dúvida para identificar o que é gripe ou covid. O motivo não é por acaso, já que elas têm alguns sintomas semelhantes. Aprenda como diferenciá-las!

Diferenças de sintomas entre covid-19 e gripe ou resfriado

Desde o início da pandemia, quando surgiram os primeiros alertas e orientações de cuidados para prevenir o novo coronavírus, já se falava sobre como saber a diferença entre gripe ou covid. Então, o Ministério da Saúde divulgou um material que explica quais são os sintomas e de coronavírus, de resfriado e de gripe.

tabela sintomas gripe, resfriado e covid
Crédito: Ministério da Saúde

Ordem cronológica dos sintomas em cada doença

Além desse material do Ministério da Saúde, também é interessante prestar atenção na ordem cronológica dos sintomas, ou seja, quais surgem primeiro. Investigadores da Universidade da Califórnia do Sul (USC) estudaram os casos de 55.924 pacientes chineses afetados por covid-19 e fizeram uma lista cronológica dos sintomas observados em cada paciente.

Essa lista serve como apoio para identificar se os sintomas podem ser de covid-19 ou de gripe. Veja as diferenças consideradas padrão, mas leve em conta que os sintomas de cada uma dessas doenças podem ser bem variados em cada pessoa.

Publicidade

Sintomas de covid-19

1º – Febre
2º – Tosse
3º – Dor de cabeça, garganta ou dores musculares
4º – Náusea e/ou vômito
5º – Diarreia

Sintomas de gripe ou resfriado

1º – Tosse ou dor muscular
2º – Dor de cabeça
3º – Dor de garganta
4º – Febre
5º – Náusea e/ou vômito

Não descuide

Essas listas com sintomas e sua ordem cronológica apenas ajudam a pensar que pode ser uma doença ou outra. Porém, não é possível ter certeza e, depois que estiver curado, descuidar da saúde, achando que está imune ao coronavírus. A pandemia continua no Brasil, e os cuidados com o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos precisam ser mantidos.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM