em

Dietas saudáveis para o coração e para a diabetes

Saiba quais as dietas mais indicadas para quem quer proteger o coração e evitar a diabetes.

dietas saudáveis para perder peso e cuidar da saúde
Crédito: Pexels

Inúmeras razões podem levar uma pessoa a iniciar uma dieta. Muitos realizam mudanças em sua rotina alimentar visando a emagrecer. O que a maioria não compreende, contudo, é que a perda de peso deve ser sempre uma consequência de uma vida saudável. Por isso esqueça as dietas radicais que prometem reduções imediatas nos números. Foque na saúde.

É importante buscar uma dieta adequada ao seu estilo de vida, ao seu organismo e que seja equilibrada. Equilíbrio significa evitar as privações. O ideal é sempre preferir aquelas dietas que contribuem para a manutenção da saúde. Por exemplo, as que auxiliam na manutenção da diabetes e de doenças relacionadas ao coração.

Dieta para o coração

dieta para proteger o coração

A campeã das dietas que protegem o coração é a dieta DASH. Originalmente ela foi criada para controlar a pressão alta. Por isso ela é rica em nutrientes como potássio, magnésio e cálcio. A DASH limita o consumo de sódio, um dos maiores inimigos para quem tem problemas cardíacos. Os especialistas afirmam que quem busca emagrecer, pode seguir essa dieta.

A dieta DASH não é recomendada a pessoas com problemas renais ou certos distúrbios no intestino. Isso porque a alta quantidade de proteínas e de potássio dessa dieta pode ser prejudicial aos rins. E pessoas com alguns problemas intestinais podem não se dar muito bom com muita lactose ou fibras.

Na DASH, portanto, consuma muitas frutas, verduras, leguminosas, castanhas, carnes magras e laticínios com pouca gordura. Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados, gordura e toda fonte de sódio. Ressalta-se que essa dieta não é restritiva. O cuidado deve estar no tamanho das porções que você come por dia.

Dieta para evitar diabetes

dieta boa para diabetes

Especialistas apontam que todas as dietas que privilegiam o consumo de fibras são as mais indicadas para quem quer evitar diabetes ou controlar a doença. Isso porque as fibras retardam a liberação da glicose no sangue.

O cardápio então deve preferir grãos integrais, castanhas, leite ou iogurte integral ou semidesnatado e vegetais. Deixe de lado a carne vermelha, refrigerantes e todos os carboidratos refinados, como a pizza, bolachas, biscoitos e arroz.

Dieta para emagrecer

dieta para emagrecer rápido

Uma das dietas mais equilibradas (e mais rápidas) para perder peso é a do reality show “O grande perdedor”. Ela não é privativa e não limita o cardápio. Das calorias que fornece, 45% são de carboidratos, 30% de proteínas e 25% de gorduras. Mas para que ela funcione bem, precisa ser combinada com uma boa dose de exercícios físicos.

Essa dieta estimula que se coma mais frutas, verduras e legumes. Peixes, carnes magras em geral e produtos integrais, massas inclusas, também são recomendados. Devem ser evitadas carnes vermelhas, em geral as mais gorduras, e doces. Ressalta-se que essa dieta foi mais eficaz em pessoas obesas ou que tinham um peso muito acima do normal.

Dica: Privilegie as dietas saudáveis

Toda semana surge por aí uma dieta nova, que promete um emagrecimento milagroso. Não caia nessa. Você até pode perder muito peso em muito pouco tempo, mas é comum que sua saúde se desequilibre com isso. Portanto não foque nas dietas radicais, privativas e que lhe obrigam a ingerir menos calorias que o seu corpo precisa.

A dica é você escolher as dietas saudáveis e equilibradas, como a dieta mediterrânea. Quando você se alimenta de modo saudável, a perda de peso é uma consequência natural. Por isso monte seu cardápio com ingredientes e nutrientes que façam a manutenção da saúde do seu organismo.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Crédito das imagens: Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

homens gostam de mulheres seguras de si

Preferência masculina: mulheres que são felizes com seus corpos

como educar filhos quando pais se separam

Filhos de pais separados: como educar as crianças após o divórcio