em

Dietas ricas em gorduras e com poucos carboidratos são a melhor opção?

Saiba o que cientistas dizem sobre os cardápios ricos em gorduras
dietas ricas em gorduras e com poucos carboidratos são a melhor opção sim ou não
Crédito: Pexels

Os seres humanos evoluíram comendo gorduras por centenas de milhares de anos. De algumas décadas para os dias de hoje, as pessoas têm comido uma quantidade anormal e extremamente alta de carboidratos com alimentos como pão, massa, batata e arroz. Segundo médicos e cientistas, as dietas ricas em gorduras e com poucos carboidratos são a melhor opção, sim.

Cientistas discutem se dietas ricas em gorduras são a melhor opção

dieta com mais gordura e menos carboidrato
Crédito: Unsplash

O corpo humano obtém a maior parte de sua energia dos carboidratos, proteínas e lipídios que são ingeridos. Os lipídios podem exercer o papel de fornecedor de energia no corpo humano com eficiência, coisa que os carboidratos não podem.

Existem ácidos graxos e aminoácidos essenciais, mas não existem carboidratos essenciais. Dito isso, cientistas de diversas áreas de pesquisa se reuniram para discutir se uma dieta rica em gorduras e de poucos carboidratos é a melhor opção para manter-se saudável, além de determinar se tipos específicos desses nutrientes importam para essas dietas.

Os pesquisadores de Harvard, Boston, Ohio, entre outros, esperavam encontrar áreas gerais de concordância e identificar outras que precisassem de mais pesquisas. E de acordo com isso, chegaram a algumas conclusões.

Eles afirmam que a qualidade da dieta é de extrema importância. Deve-se focar na qualidade dos nutrientes, assim uma boa saúde e um risco baixo de doenças crônicas poderão ser alcançados. Dizem também que todos se beneficiam na troca de gorduras saturadas por gorduras não-saturadas naturais ou coisas como abacate, nozes e sementes.

Dietas ricas em gorduras e com poucos carboidratos sao a melhor opcao saudavel
Crédito: Pixabay

Afirma-se também que é melhor buscar carboidratos não-processados, como vegetais não-amiláceos, frutos inteiros e grãos integrais ou minimamente processados do que carboidratos processados. Gorduras trans, encontradas em assados e frituras, deveriam ser cortadas completamente de qualquer dieta.

Os cientistas também levam em consideração que os fatores biológicos podem impactar como certos indivíduos respondem a diferentes tipos de dietas. Isso significa que a dieta perfeita não é uma resposta única e universal.

Os pesquisadores concordam que dietas com pouco carboidrato não necessariamente exigem um consumo excessivo de carne. Essa redução no consumo pode ser feito através da substituição dele por óleos vegetais não-hidrogenados, nozes, sementes, abacate e outros alimentos vegetais que são ricos em gordura.

A conclusão que os cientistas chegaram é de que uma dieta saudável com baixo consumo de carboidratos deve ser variada, a qual deverá ser composta por frutas e legumes, minimizar o consumo de comidas processadas e diminuir o açúcar. Se você já se alimenta dessa forma, está em um bom caminho.

Fonte: ScienceMag

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
óleo de babosa caseiro
Como fazer óleo de babosa caseiro
em inundação casal se recusa a sair do telhado sem seus cachorros
Durante enchente, casal preso no telhado se recusou a ser resgatado