Para quem ainda tem dúvidas sobre o que faz parte ou não de uma dieta vegetariana, em primeiro lugar é importante saber que vegetarianismo não é só uma dieta, e sim um estilo de vida. Mas não significa que todo vegetariano seja uma pessoa fit.
Por conta da seleção de alimentos ser baseada no reino vegetal, é comum relacionar o vegetariano com um estilo de vida totalmente saudável e equilibrado. Embora não seja uma escolha unânime, faz sentido fazer essa analogia, pois quem realmente se preocupa com o que vai comer no dia a dia, acaba fazendo escolhas mais saudáveis mesmo.
Veja também: receitas de quibe vegetariano
O que é?
A dieta vegetariana consiste em elaborar um cardápio baseado em alimentos de origem vegetal. Ou seja, o primeiro alimento a ser eliminado da alimentação é a carne, não importa o tipo nem o jeito que ela se apresenta na embalagem.
O que faz muitas pessoas resistirem a ingressar para o estilo de vida vegetariano não é somente a falta do sabor da carne, mas também a preocupação com a reposição de nutrientes. Como a carne é a principal fonte de proteínas do corpo, sem contar os demais nutrientes que fornece, é preciso elaborar um cardápio especial para fazer a reposição dessa proteína.
Por isso, o ideal é que, se você está pensando em se tornar vegetariano ou mesmo se quiser fazer um teste por algumas semanas, agende uma consulta com um nutricionista. O profissional irá avaliar a sua condição de saúde, sua alimentação atual e seus hábitos de vida para determinar um cardápio que supra todas as suas necessidades.
Depois dessa etapa é só começar a se divertir na cozinha descobrindo uma infinidade de receitas vegetarianas para todos os gostos, doces e salgadas, fit e mais calóricas também, de vez em quando.
Tipos de vegetarianismo
No tópico anterior você viu que o primeiro alimento a ser removido por completo da dieta vegetariana é a carne. Mas, e quanto aos outros derivados de animais? É aí que entram as variações do vegetarianismo, veja quais são:
Ovo-lacto-vegetariano
Os adeptos de uma dieta ovo-lacto-vegetariana não comem carne, mas comem ovos, leite e todos os seus derivados. Essa geralmente é a opção de quem está vivendo a transição do estilo de vida com carne para o estilo sem carne. É uma forma de ir se acostumando com novos sabores aos poucos e fazendo as substituições conforme vai se sentindo preparado.
Lacto-vegetariano ou ovo-vegetariano
O próximo passo para quem está querendo se tornar vegetariano e começou pela dieta que inclui ovos e derivados de leite é retirar os ovos do cardápio. Há também quem prefira fazer o contrário, mantendo os ovos e eliminando o leite e seus derivados. Essa escolha ocorre principalmente com quem não quer mais consumir lactose.
Vegetariano
São chamadas vegetarianas as pessoas que não comem nada que contenha carne, nem ovos, nem leite e seus derivados. Apenas a alimentação é influenciada pelos princípios do vegetarianismo.
Vegano
Por fim, os veganos são o topo da pirâmide. As pessoas que decidem ser veganas, geralmente começam como vegetarianas. Elas escolhem não consumir qualquer tipo de produto que tenha origem animal, incluindo mel de abelha, remédios com mel ou própolis, produtos testados em animais, roupas de couro e tudo mais que possa causar a exploração do reino animal. Todos os aspectos da vida incluem essa adaptação.
A dieta vegetariana emagrece?
Como você viu lá no início, a dieta vegetariana pode emagrecer ou não. Você pode comer uma diversidade de alimentos que não têm origem animal, mas que não são saudáveis, como salgadinhos de milho por exemplo.
Então, não é uma questão de ser ou não vegetariano, mas sim de escolher levar uma vida saudável para emagrecer, incluindo uma dieta prescrita por nutricionista e a prática diária de atividades físicas.