em

Quibe vegetariano: 8 receitas para servir em almoços e jantares

Veja como preparar o quibe cru, frito ou assado com variedades de ingredientes em cada receita

quibe vegetariano
Crédito: Pxhere

O quibe vegetariano é uma variação da receita tradicional de quibe árabe, feito à base de triguilho, que no Brasil é chamado de farinha para quibe mesmo. É bem comum que esse prato leve carne moída, mas nessas receitas que vai ver a seguir, esse ingrediente não está incluso. As formas de fazer o quibe também variam, pois ele pode ser frito ou assado e há quem coma cru. Veja todas essas ideias a seguir e prepare um belo almoço ou jantar internacional para os amigos.

Veja também: deliciosas receitas de strogonoff vegetariano

Receitas de quibe vegetariano

Uma das vantagens de fazer quibe vegetariano é que você pode escolher se vai servi-lo como um petisco no formato tradicional de croquete ou se vai fazer um prato de travessa que pode ser cru ou ao forno. Aliás, o melhor mesmo é fazer uma receita de cada tipo para provar e escolher sua preferida. Veja quantas delícias.

1. De travessa

quibe de travessa vegetariano
Crédito: Gordelícias

Se quiser fazer um prato de forno, servido na travessa, o quibe vegetariano é uma ótima opção. A receita é bem temperada, então são vários ingredientes para usar e deixar o sabor realmente gostoso.

Anote a lista de ingredientes para fazer: receita de travessa no forno

2. Recheado no forno

quibe recheado assado
Crédito: Medium

Para deixar o seu prato mais original e ainda mais saboroso, faça um recheio especial à base de ricota. Muito saudável e com menos ingredientes do que a opção anterior, essa receita leva o trigo para quibe, cenouras, espinafres, cebola, chá de hortelã, pimenta síria, páprica doce, sal e pimenta preta.

Adapte para os temperos a gosto: quibe recheado de forno

3. Com proteína texturizada de soja

quibe com proteína de soja vegan
Crédito: Estilo Vegan

A proteína texturizada de soja é grande conhecida de quem não come carne, mas gosta da textura que ela confere aos pratos. Então, ela é usada nessa receita como substituta da carne, tanto na textura, quanto no fornecimento de proteínas.

Confira o que vai precisar para fazer: receita com proteína de soja

4. Com bagaço de amêndoas

quibe com bagaço de amendoas
Crédito: Bela Gil

Se você é do tipo que faz questão de consumir alimentos feitos em casa e gosta de fazer seu leite de amêndoas, aqui está uma receita para aproveitar o bagaço que sobra do preparo do leite. Assim não tem chance de desperdício e ainda vai ter um maravilhoso almoço para colocar na mesa, cheio de saúde e sabor.

Acompanhe o preparo: com bagaço de amêndoas

5. Com berinjela

quibe com berinjela vegan
Crédito: Receitas que Amo

Nas receitas anteriores tinha abobrinha e cenoura, mas nessa versão a berinjela ocupa o lugar da abobrinha. Aliás, se quiser, pode usar os dois vegetais e deixar seu prato ainda mais enriquecido. Essa opção é temperada com suco de limão, cheiro-verde, sal, pimenta, páprica e azeite de oliva.

Sirva quente ou frio: quibe com berinjela

6. Quibe frito

quibe frito vegan
Crédito: Jornada Vegana

Vegetarianos também comem fritura, pois também sentem vontade de um salgadinho frito de vez em quando e não há mal nenhum nisso. Essa é uma receita simples, apenas com o trigo de quibe, limão, trigo comum, azeite, cebola, cheiro-verde, hortelã, sal e pimenta.

Veja como fazer a fritura: quibe frito vegetariano

7. Cru de lentilhas

quibe cru de lentilha
Crédito: Cozinha da Matilde

Existe uma versão do quibe tradicional que leva carne e é servido cru. Essa mesma forma de servir também pode ser feita sem carne, para vegetarianos e veganos, deixando o prato ainda mais seguro para consumo. É feito com lentilhas, farinha para quibe, água, salsinha, raspas de limão, cebolas pequenas, hortelã, pimenta preta e sal.

Não deixe de experimentar: quibe cru vegetariano

8. Abóbora com nozes

quibe vegano de abóbora
Crédito: Cozinha da Matilde

Agora outra versão de forno com sabor bem diferente das anteriores. Se gosta de abóbora e de nozes, vai querer provar. Esse quibe leva abóbora cabotiá, triguilho, cebola, pimentas, salsinha, hortelã, nozes, raspas de limão, azeite de oliva e sal.

Faça como prato principal: abóbora com nozes

10 Receitas de patê de ricota fáceis e deliciosas

blusa com sutiã aparecendo

Como usar blusa com sutiã aparecendo e aderir à tendência com estilo